Mendonça Prado aconselha evitar o Carnaval da Bahia | F5 News - Sergipe Atualizado

Mendonça Prado aconselha evitar o Carnaval da Bahia
"Eu não aconselho ninguém participar. Todos estarão vulneráveis", diz
Política 09/02/2012 08h09


De Salvador, onde tenta intermediar as negociações entre policiais militares grevistas e o governo estadual, o deputado federal Mendonça Prado (DEM), presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal, em entrevista à Rádio Comércio, por telefone, mostrou sua preocupação com atual quadro. De acordo com Mendonça, as negociações não avançaram, e o clima continua tenso - sobretudo na Assembleia Legislativa, onde os militares estão acampados.

Questionado pelo jornalista Paulo Sousa sobre a possibilidade de o Carnaval baiano está comprometido, o parlamentar disse não ter dúvida, e aconselhou os sergipanos a não irem à festa. "O clima não é bom para a realização de uma festa da magnitude do Carnaval se a manifestação da polícia prosperar. Eu pessoalmente não aconselho a ninguém, a nenhum sergipano participar do Carnaval da Bahia, por que todos que participarem sem a segurança da Polícia Militar estarão vulneráveis. Portanto, os sergipanos escolham outros destinos ou brinquem nas cidades do estado de Sergipe. É bom para a nossa economia, é bom para o nosso carnaval e é uma proteção para as suas próprias vidas", aconselhou Mendonça.

Mendonça destacou a intransigência do governo baiano para que a situação seja normalizada. Segundo ele, as negociações não avançam. "Há uma intransigência muito grande, na minha avaliação, por parte do governo. Por que o governo tinha uma lei aprovada que instituía gratificações e o governante não obedeceu esta lei, nunca pagou a Polícia Militar essas gratificações. E foi esta desobediência a norma legal que ocasionou essa manifestação. Então, na verdade, os trabalhadores de segurança pública da Bahia iniciaram uma greve justa", defendeu.

 

Confronto

Sobre a possibilidade de confronto entre policiais militares e policiais do Exército e da Força Nacional, o parlamentar não descartou essa possibilidade, mediante o governo não abrir mão de conduzir o líder do movimento, Marcos Prisco, para a prisão. "Isso pode acontecer por que o governo não abre mão de prender o líder do movimento reivindicatório. O governador disse que não abre mão de levá-lo para a prisão e os militares não abrem mão da liberdade do líder Marcos Prisco. Então se de fato houver uma ação de força para prendê-lo certamente haverá conseqüência violenta na Assembléia do Estado da Bahia. Eu espero que isso não aconteça. Espero que o governador da Bahia tenha sensibilidade para de forma responsável amenizar esta situação e não ficar jogando a sociedade contra a polícia, o Exército contra a polícia e vise-versa", avaliou.

Ainda na entrevista que concedeu a Rádio Comércio, Mendonça Prado destacou o clima de insegurança em Salvador. Segundo o deputado, as pessoas estão tendo dificuldades para encontrar, por exemplo, um restaurante para jantar. "Tudo muito preocupado. A partir do momento em que o sol se põe é difícil encontrar um restaurante aberto para jantar, por que todos têm receio da ação dos marginais, em função da ausência da polícia e da falta de preparo dos que estão substituindo a polícia. A Força Nacional trás para a Bahia policiais de outros estados que não conhecem as peculiaridades de Salvador e das cidades baianas. É necessário que este assunto seja resolvido de forma urgente. E eu me preocupo muito por que na Bahia moram muitos sergipanos e nós queremos a paz e a tranqüilidade dos nossos conterrâneos", disse Mendonça.

O Comércio em Debate é apresentado de segunda a sexta-feira, das 12h às 14h, na emissora web.

Da Rádio Comércio (radiocomercio.com.br)


Mais Notícias de Política
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
Ex-presidente voltou a negar casos de corrupção durante o seu governo
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
O vice-governador, Zezinho Sobral, também estará em agenda internacional sobre educação
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
A medida beneficiará cerca de 25 mil servidores ativos e inativos, segundo a Sead
Daniel Soares/F5 News
26/04/2024  12h31 Apoiadores recepcionam Bolsonaro no aeroporto de Aracaju
O ex-presidente realiza ato político na capital sergipana nesta sexta
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural
"Precisamos de competitividade para a nossa indústria e um dos fatores importantes é o gás natural", disse

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado