Prefeitura de Aracaju celebra convênio com Instituto Arapyaú
A finalidade do Executivo é fortalecer sua capacidade institucional
Política | Por Agência Aracaju 07/06/2019 13h37

A Prefeitura de Aracaju acaba de dar mais um passo importante para se tornar uma gestão inovadora. A administração firmou um convênio com o Instituto Arapyaú, com a finalidade de fortalecer sua capacidade institucional, buscando cada vez mais, respostas rápidas, eficazes, criativas e eficientes para os desafios do serviço público. Com a assinatura do termo de cooperação, na manhã desta sexta-feira, 7, pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pelo gerente Executivo da entidade, Marcelo Cabral, a organização sem fins lucrativos se torna uma aliada da Prefeitura para a construção de um instrumento que vai inserir práticas inovadoras no dia-a-dia da gestão.

“Esta é uma parceria muito importante. O Arapyaú é um instituto que cuida do trabalho das cidades. Eles têm uma expertise muito grande, um grupo de técnicos extremamente competentes que têm como missão encontrar soluções criativas e inovadoras. Nesse sentido, acabamos de assinar um convênio com uma instituição que vai nos dar aporte pessoal, tecnológico, teórico e de apoio logístico de pessoas para que possamos montar na Prefeitura de Aracaju um Núcleo de Inovação. Vamos agregar, no sentido de que a inovação seja uma prática cotidiana, corrente, em todas as áreas”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Durante a solenidade, Edvaldo explicou que a parceria consolida um dos pilares do Planejamento Estratégico, com a criação de uma Unidade de Inovação Municipal, que será capacitada para desenvolver projetos, capazes de solucionar problemas estruturantes, considerados como prioritários para a gestão municipal.

“É fundamental para que a gente possa enfrentar os desafios. Nos dá a possibilidade de mudar os métodos, melhorar os processos, avançar de forma significativa nos nossos resultados. Precisamos que todas as nossas ações tenham como foco o cidadão, melhorando sua qualidade de vida em todas as áreas. Em todas as ações que a Prefeitura tem presença, o mais importante é a sociedade. E quanto mais rápido for o trâmite entre a decisão tomada e o serviço que chega, quem ganha é a população. Com a celebração deste convênio vamos tornar os serviços mais eficientes, dando respostas cada vez mais rápidas aos aracajuanos”, ressaltou.

Convênio

O convênio faz parte do programa Cidades e Territórios, do Instituto Arapyaú, e terá duração de 15 meses, com previsão para ser concluído em 2020. Além de garantir apoio técnico para a implementação dos processos de competências organizacionais, através de consultores e especialistas, a entidade vai disponibilizar para a Prefeitura assessoria jurídica para diagnóstico e melhoria da legislação, voltada à inovação. Tanto a contratação dos profissionais quanto a atuação deles serão custeadas pelo instituto, com recursos próprios e privados.

À Prefeitura caberá garantir equipe técnica para o projeto, com a indicação de dois ou três servidores. A gestão também será responsável por providenciar o que for necessário, nos âmbitos administrativo, jurídico e legal, para viabilizar as ações do plano, como a disponibilização de espaço físico para o trabalho da equipe. As primeiras secretarias que serão envolvidas no projeto são: Saúde, Educação, Assistência Social, Emurb e Governo. “Vamos começar pelas secretarias que necessitam de respostas imediatas. Destas, a primeira será a Saúde, que é o setor que precisamos avançar mais. A partir dos resultados obtidos, vamos avançando para os demais órgãos da Prefeitura”, frisou Edvaldo.

Para o gerente Executivo do Instituto Arapyaú, Marcelo Cabral, a parceria com a Prefeitura de Aracaju renderá bons frutos. “Não estamos aqui à toa. Chegamos em quatro cidades este ano e escolhemos todos os lugares a dedo. Houve um entendimento por gestões que funcionam bem e querem chegar mais longe. E não há transferência de recursos. Nossa proposta é fortalecer a capacidade das administrações municipais para que elas possam inovar de maneira sustentável. Esse diálogo com a Prefeitura de Aracaju nos honra demais. É uma grande satisfação poder fazer parte dessa jornada e contribuir com a construção da cidade inteligente, humana e criativa que a gestão busca”, afirmou.

Mais Notícias de Política
Foto: César de Oliveira/CMA/Reprodução
11/12/2019  17h17 Projetos do Executivo são aprovados em 1ª votação na Câmara de Aracaju
Vereador reclama de pouco tempo para analisar as proposituras do Executivo
Senador move ação contra retorno do conselheiro Flávio ao TCE
11/12/2019  09h52 Senador move ação contra retorno do conselheiro Flávio ao TCE
Na ação, Alessandro Vieira também quer impedir pagamento de parcelas indenizatórias
Foto: Gilton Rosas/CMA/Reprodução
10/12/2019  16h56 Vereador de Aracaju denuncia falta de macas no Samu
Isac Silveira apresentou um vídeo que mostra macas não utilizadas no Huse
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
10/12/2019  14h27 No Senado, CCJ aprova pacote anticrime e prisão em segunda instância
Pacote pode ter votação final no plenário da Casa até amanhã
Conceição na primeira sessão após restabelecimento do cargo. Foto: TCE-SE
10/12/2019  11h54 Conselheiro Flávio Conceição volta ao Tribunal de Contas de Sergipe
Ele ocupa a vaga de Clóvis Barbosa, que está em disponibilidade não punitiva