Presidente da FNP, prefeito Edvaldo inicia missão oficial na China | F5 News - Sergipe Atualizado

Presidente da FNP, prefeito Edvaldo inicia missão oficial na China
O gestor visitou, na cidade de Shenzhen, as instalações da montadora BY
Política | Por Agência Aracaju 18/09/2023 12h59


Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, deu início, nesta segunda-feira, 18, à missão oficial na China. No primeiro dia de programação no país asiático, o gestor visitou, na cidade de Shenzhen, as instalações da montadora BYD. Acompanhado dos prefeitos Dário Saadi (Campinas/SP), e Anderson Farias (São José dos Campos/SP), que integram a delegação da entidade municipalista, Edvaldo conheceu como se dá o funcionamento de um dos maiores complexos industriais do mundo para a fabricação de veículos eletrificados. A agenda também incluiu uma recepção oficial na sede do governo municipal de Shenzhen, quando Edvaldo foi recebido pelo vice-secretário Geral, Yao Ren.

"Iniciamos hoje essa missão extremamente importante na China. Começamos a nossa programação conhecendo a fábrica da BYD, uma empresa referência na fabricação de veículos elétricos e que tem se destacado mundialmente por investir em carros mais sustentáveis, que prezam pela redução de poluentes. É uma empresa altamente tecnológica e que nos proporcionou uma experiência enriquecedora, já que pudemos ver de perto os ônibus elétricos que eles fabricam e que podem melhorar, de maneira significativa, a mobilidade urbana das nossas cidades.  Alguns municípios brasileiros já vivem essa experiência, mas o que queremos é poder estender para todo o país. Portanto, foi uma visita engrandecedora", destacou Edvaldo.

O presidente da FNP lembrou também que a montadora já se prepara para iniciar a sua produção no Brasil, com um polo na cidade de Camaçari, na Bahia, e ressaltou que a visita à sede da empresa também abriu perspectivas para Sergipe. "Eles abrirão uma fábrica em Camaçari e já coloquei que Sergipe está aberto para contribuir com a produção de peças e itens também, sendo um ponto importante de apoio, já que o nosso estado, além de ser vizinho, tem capacidade para isso. É uma grande possibilidade que poderá gerar mais emprego e renda no nosso estado. Por isso, essa é uma missão muito importante, pois possibilita que nós, prefeitos, através da FNP, possamos fazer esse networking e encontrar soluções aplicáveis a nossa realidade para a construção de um país melhor, de cidades melhores e com qualidade de vida", acrescentou.

O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, parabenizou o prefeito Edvaldo Nogueira por "liderar uma missão tão importante". "É uma grande iniciativa da Frente e do nosso presidente Edvaldo, de trazer os municípios para que possamos fazer esse networking com empresas como a BYD, focadas no desenvolvimento e na inovação para a mobilidade urbana. É super positivo que a gente possa criar essa sinergia, avançando em muitos aspectos. São José dos Campos, por exemplo, já possui um corredor de transporte operando com veículos elétricos da BYD, através da empresa Marcopolo. Isso mostra que é possível fazermos essa interação entre as cidades e empresas para outras cidades do Brasil também", avaliou.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, concordou. "É muito importante para nós, prefeitos, conhecermos novas tecnologias para a mobilidade urbana, para o transporte público mais sustentável, contribuindo para as cidades e melhorando a vida da nossa população. Portanto, é uma iniciativa enriquecedora da FNP", reiterou.

Durante a visita da comitiva à BYD, eles puderam conhecer a história da empresa. Além disso, os gestores também visitaram um showroom, onde puderam ver os modelos de carros e ônibus elétricos fabricados pela montadora. O grupo conheceu ainda um transporte sob trilhos - sky train -  e os laboratórios de tecnologia e logística da fabricante.

Recepção oficial

Também nesta segunda-feira, 18, dando continuidade à agenda do primeiro dia, o prefeito Edvaldo Nogueira e a delegação da FNP foram recepcionados na sede da Prefeitura de Shenzhen pelo vice-secretário Geral, Yao Ren. A visita institucional teve como finalidade intensificar as relações bilaterais entre as cidades brasileiras e a cidade chinesa.

"Este foi outro momento de extrema importância neste primeiro dia. Fomos recebidos pelo vice-secretário Geral de Shenzhen, Yao Ren, que se mostrou bastante animado com o estreitamento das relações entre a cidade chinesa e as cidades do Brasil, especialmente para as áreas econômica, cultural e de turismo. Isso mostra que não apenas o governo federal, mas também os municípios brasileiros podem exercer esse papel de protagonismo nas relações internacionais, buscando cooperações que podem contribuir para o progresso do país", destacou Edvaldo.

No encontro com o vice-secretário Geral, o prefeito de Aracaju ressaltou a relevância das cidades brasileiras para o desenvolvimento do Brasil. "Assim como as cidades chinesas, os municípios brasileiros são responsáveis pela produção das riquezas. É na cidade que as pessoas vivem, onde os serviços essenciais são prestados e, sendo assim, as cidades têm um protagonismo muito grande para o crescimento do país", completou.

Participaram da visita institucional o presidente da FNP e prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a primeira dama Danusa Silva, os prefeitos de Campinas/SP, Dário Saadi e São José dos Campos/SP, Anderson Farias, o secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, o secretário de Governo de Feira de Santana, Emanoel Lima da Silva, o diretor da American & Oceanin Affairs, Zeng Yong, o diretor da Green Manufacturing and Materials, YI Sanping, e o diretor da Foreign Cooperation Division de Shenzhen, LIAO Bin.
 

Mais Notícias de Política
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
Daniel Soares/F5 News
26/04/2024  12h31 Apoiadores recepcionam Bolsonaro no aeroporto de Aracaju
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado