Subvenções: deputados têm até dia 20 para decidir se vão depor no TRE | F5 News - Sergipe Atualizado

Subvenções: deputados têm até dia 20 para decidir se vão depor no TRE
Desmembramento das ações não provocará mudanças no processo
Política 09/07/2015 13h00


Por Fernanda Araujo

Novas testemunhas foram ouvidas, na manhã desta quinta-feira (09), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) sobre o caso das verbas de subvenções da Assembleia Legislativa de Sergipe. Estas testemunhas foram indicadas pela Procuradoria Regional Eleitoral do Estado após terem sido citadas por outras pessoas em fases anteriores de oitivas. As próximas testemunhas referidas devem comparecer nas audiências dos dias 16 e 20 de julho.

A procuradora Eunice Dantas (foto) avalia que os depoimentos prestados hoje não entraram em contradição, mas esclareceram fatos que reforçam a tese da PRE de que houve desvio dos recursos e benefício para candidatos. Para a procuradora chama a atenção, nesses casos, o desvio de recursos e entidades inexistentes que receberam as verbas.

“Em um dos casos, a dona da empresa Luzzy Produções Artísticas (Edluzzy dos Santos), informou que não prestou qualquer serviço à associação (Vida – Centro de Formação Para o Futuro, de Aracaju) que foi beneficiada com verbas da Assembleia, mas só vendeu nota fiscal. Isso configura sonegação fiscal e desvio”, ressalta a procuradora, sobre a empresa que recebeu da associação R$ 86 mil repassados pelo deputado Luiz Mitidieri para promover shows e festas.

A partir do dia 20 começará a nova fase de oitivas com os depoimentos pessoais dos réus. A data é também o último prazo, determinado pela Justiça, para que os advogados citem os deputados – réus no processo – que pretendem depor em sua defesa. Os deputados ainda têm a prerrogativa de que por serem réus, não são obrigados a comparecerem ao Tribunal e se incriminarem.

Com a determinação do Tribunal Superior Eleitoral em desmembrar as 25 ações ajuizadas pela PRE/SE contra 23 deputados estaduais em 2014, por irregularidades no repasse e na aplicação de verbas de subvenção social, as ações deverão tramitar individualmente somente após a fase de instrução. O levantamento inicial identificou pelo menos R$ 12,4 milhões desviados de sua finalidade.

“Essa decisão do TSE fundamentalmente não altera em nada, porque determinou que o desmembramento fosse só ao fim da instrução, que já está quase em fase final. Após isso, a diferença vai ser que cada réu vai ter seu relatório feito de forma individual, não vai alterar em nada o andamento dos processos”, explica Eunice Dantas.

Fotos: Fernanda Araujo/F5 News

Mais Notícias de Política
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
Ex-presidente voltou a negar casos de corrupção durante o seu governo
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
O vice-governador, Zezinho Sobral, também estará em agenda internacional sobre educação
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
A medida beneficiará cerca de 25 mil servidores ativos e inativos, segundo a Sead
Daniel Soares/F5 News
26/04/2024  12h31 Apoiadores recepcionam Bolsonaro no aeroporto de Aracaju
O ex-presidente realiza ato político na capital sergipana nesta sexta
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural
"Precisamos de competitividade para a nossa indústria e um dos fatores importantes é o gás natural", disse

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado