TRE garante, por enquanto, a permanência de Gracinha na vaga da Alese | F5 News - Sergipe Atualizado

TRE garante, por enquanto, a permanência de Gracinha na vaga da Alese
Defesa alegou que a deputada sofreu discriminação política pessoal no Podemos
Política | Por Aline Aragão 22/10/2021 17h37


O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) indeferiu, nessa quinta-feira (21), o pedido de tutela de urgência impetrado pelo diretório regional do Podemos e pelo suplente Carlos dos Santos Silva. A decisão garante, por enquanto, a permanência da deputada Maria das Graças Souza Garcez (PSD),  conhecida como Gracinha, na vaga da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). 

Gracinha assumiu o mandato de deputada no dia 27 de setembro, no lugar de Diná Almeida (Podemos), que teve o mandato cassado sob a acusação de abuso do poder econômico nas eleições de 2020.

A ação do Podemos alegou que Gracinha Garcez não poderia ter assumido o mandato devido a uma “infidelidade partidária” sem justa causa, visto que se desfiliou do partido para se filiar ao PSD no ano passado. A assessoria jurídica da ex-prefeita de Itaporanga d’Ajuda recorreu e alegou a existência de justa causa para a desfiliação partidária, incluindo discriminação política pessoal sofrida pela deputada

A assessoria jurídica do Podemos disse ao F5 News, nesta sexta-feira (22), que o juiz do processo, Edivaldo dos Santos, indeferiu a liminar, por entender que somente a instrução processual poderá confirmar se houve ou não a grave discriminação pessoal. O processo agora seguirá com a marcação de audiência para oitiva de testemunhas.

“Discordamos, porém respeitamos a decisão. Não obstante, estamos seguros de que os fatos narrados por Gracinha absolutamente não demonstram grave discriminação pessoal sofrida por ela, mas sim apenas a confirmação de que a saída dela do partido Podemos ocorreu para atender a interesse pessoal, qual seja, o de ser candidata a prefeita em Itaporanga pelo PSD”, destaca o advogado Saulo Ismerim.

Ainda de acordo com o advogado, o processo está em fase inicial, essa foi apenas uma batalha. “Confiamos no resultado positivo ao final com o reconhecimento da infidelidade partidária praticada por Gracinha”, disse.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Política
Divulgação
25/04/2024  15h58 Laércio destaca importância do estudo sobre abertura do mercado de gás natural
Marcelo Camargo/Agência Brasil
25/04/2024  11h06 Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro cancela vinda à Aracaju
Pixabay/Ilustrativa
24/04/2024  18h30 Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Ricardo Stuckert/PR
24/04/2024  16h16 Genro de Lula terá pastor evangélico como vice na Barra, diz coluna
Reprodução Redes Sociais
24/04/2024  08h26 Vice-prefeito de Santana do São Francisco é preso 

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado