Tribunal Superior Eleitoral realiza teste público da Urna Eletrônica | F5 News - Sergipe Atualizado

Eleições
Tribunal Superior Eleitoral realiza teste público da Urna Eletrônica
Até sexta, especialistas buscarão fragilidades visando segurança da eleição
Política 28/11/2023 09h33


Na tarde desta segunda-feira (27), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou a 7ª edição do Teste Público de Segurança da Urna. Até sexta-feira (1º), mais de 30 especialistas em tecnologia estarão no edifício-sede do Tribunal, em Brasília (DF), para testar os equipamentos usados para coletar os votos do eleitorado.

Nesta edição, 13 inscrições – cinco individuais e oito de grupos – executarão 31 planos de teste na semana do evento, totalizando 36 investigadoras e investigadores no ambiente de testagem. Caso tenham êxito, os participantes voltam ao TSE em maio do próximo ano para o Teste de Confirmação – etapa do TPS em que são verificados se eventuais achados encontrados foram devidamente solucionados antes das Eleições Municipais de 2024.

Para o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (STI/TSE), Júlio Valente, o Teste da Urna deste ano conta com um número recorde de inscritos e planos de teste aprovados, o que demonstra que a sociedade civil está cada vez mais interessada em ajudar a manter a segurança do processo eleitoral.

“O TPS é importante, porque efetivamente demonstra a participação da sociedade civil brasileira na construção e no aprimoramento contínuo da segurança do processo eleitoral”, afirmou Valente, reforçando que é a partir desse esforço coletivo com a Justiça Eleitoral que essa segurança é mantida atualizada.

O que será testado?

Serão submetidas à investigação durante o Teste Público as urnas eletrônicas modelos 2022 e 2020, com os respectivos firmwares (programas que fazem tarefas de controle do hardware) e mídias eletrônicas. Também poderão ser testados o Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (Gedai-UE), Software de Carga, Software de Votação, Sistema de Apuração, Kit JE-Connect, entre outros sistemas previstos no artigo 2º do edital do evento.

“Esse é o momento em que estão, à disposição das investigadoras e dos investigadores, sistemas que são versões preliminares para as Eleições de 2024”, acrescentou Júlio, que esclareceu, ainda, que o Teste da Urna é uma importante etapa de atualização e desenvolvimento dos programas.

Fonte:TSE

Mais Notícias de Política
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
27/04/2024  20h10 Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo
Daniel Soares/F5News
26/04/2024  18h02 "Nós voltaremos", diz Bolsonaro durante ato com apoiadores em Aracaju
César de Oliveira
26/04/2024  15h27 Fábio Mitidieri transfere cargo de governador para Jeferson Andrade
Ana Lícia Menezes/Agência Aracaju
26/04/2024  15h26 Mitidieri anuncia reajuste salarial para servidores de Sergipe; veja percentuais
Daniel Soares/F5 News
26/04/2024  12h31 Apoiadores recepcionam Bolsonaro no aeroporto de Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado