O estranho caso da pista exclusiva para ônibus onde não circulam ônibus | Clarisse de Almeida | F5 News - Sergipe Atualizado

O estranho caso da pista exclusiva para ônibus onde não circulam ônibus
Fico pensando que o poder público deveria explicar esse fenômeno do urbanismo
Blogs e Colunas | Clarisse de Almeida 19/09/2022 15h20

Todas as vezes que trafego pela avenida Hermes Fontes, fico intrigada com o resultado da intervenção por ela sofrida a partir de 2019. A utilidade dos espaços criados na reforma não está clara para nós, simples mortais, os usuários da via. 

As pequenas ilhas implantadas para pontos de ônibus, nas vanguardistas pistas centrais, simplesmente não estão servindo para nada. Lá estão, abandonados os novíssimos abrigos de metal e painéis desprezados pelo “sistema”. Ao invés de serem prestigiados com seu uso, são permanentemente afrontados pelos antigos abrigos de plástico verde, que estão propositalmente locados em frente a eles e sempre disputados.

Quem usa a pista novidade, sempre em dúvida se está ou não infringindo algo, são os apressados veículos de passeio. Ninguém sabe ao certo se virão, ou quando virão, os afamados coletivos tomarem posse do que para eles foi concebido.

Penso por uns minutos qual foi mesmo a intenção desta obra...

Lembro de o poder municipal ter anunciado a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) de transporte coletivo, onde as vias para circulação do transporte coletivo ficam completamente desimpedidas; exclusivas. Eu que já conhecia a solução de outras cidades, me perdia em elucubrações de como isso seria feito com as características vias estreitas que temos aqui em Aracaju. Pense como é difícil implantar uma via generosa em qualquer urbanização que se faz por aqui.

E assim foi que o mesmo anunciante da adoção do sistema, pouco tempo depois, desistiu publicamente do propósito. Ufa! Que alívio! Afinal, eu não estava equivocada! Concluíram que as vias eram estreitas!!!

De qualquer modo, as obras de transformação das avenidas para adaptá-las ao novo sistema já estavam na “mira do tiro”, “na boca da caçapa”. Começando pela avenida Hermes Fontes. Muitas árvores cortadas, muita poeira no ar, canteiros verdes extintos, pela modernização da capital!

Sem dúvida foram bem-vindas as faixas de travessias em “lombo faixa”, as novas soluções de retorno, tal qual cidade grande, e as novas definições de cruzamentos. Mas... as tais pistas exclusivas com as ilhas para o ônibus...essas não emplacaram, não. Bem, pelo menos até hoje.

Quem sabe ainda não ficará bem claro a que vieram!! Fico pensando se o poder público não deveria explicar...

 

 

 

 

 

Mais Notícias de Clarisse de Almeida
Google Street View/Reprodução
14/08/2022  21h00 Mostra sabedoria, Aracaju!
Imagem de vídeo do engenheiro Igor Faro
01/08/2022  22h38 Eterno enquanto durou
Bom senso, para que te quero?
22/07/2022  16h23 Bom senso, para que te quero?
A arte de arruinar uma vizinhança!
24/01/2022  11h25 A arte de arruinar uma vizinhança!
Pixabay
20/09/2021  20h45 Mobilidade nas cidades: um desafio de políticas públicas aos comportamentos

Blogs e Colunas
Clarisse de Almeida
Clarisse de Almeida

Arquiteta e Urbanista pela FAUSS/RJ, especialista em Tecnologia Educacional pela UERJ e em Paisagismo pela UFLA/MG. Atua com ênfase em Desenho Urbano e Projetos de Edificação e Paisagismo. Leciona no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIT. Possui trabalhos reconhecidos nacionalmente e tem sido palestrante em variados eventos. É membro da equipe da Ágora Arquitetos.

E-mail: arqclarissedealmeida@gmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado