Rejeitos da barragem de Brumadinho chegam ao rio São Francisco | F5 News - Sergipe Atualizado

Meio Ambiente
Rejeitos da barragem de Brumadinho chegam ao rio São Francisco
SOS Mata Atlântica aponta contaminação da represa que deságua no Velho Chico
Brasil e Mundo | Por F5 News 22/03/2019 09h48 - Atualizado em 22/03/2019 09h58


O rio São Francisco já foi contaminado pela lama de rejeitos da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), que se rompeu em 25 de janeiro, deixando mais de 300 vítimas, entre mortos confirmados e desaparecidos. É o que aponta um estudo divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica nesta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água.

A barragem da Vale liberou 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro no rio Paraopeba e, de acordo com o levantamento realizado pela Fundação entre os dias 8 e 14 de março, os contaminantes mais finos estão passando pela barreira da hidrelétrica de Retiro Baixo, em Felixlândia (a 193 km de BH), e seguem descendo até a represa de Três Marias (a 271 km de BH), que deságua no Velho Chico.

Dos 12 pontos analisados pela organização, nove estavam com condição ruim e três regular, o que torna o trecho a  partir do Reservatório de Retiro Baixo, entre os municípios de Felixlândia e Pompéu até o Reservatório de Três Marias, no Alto São Francisco, com água imprópria para usos da população. Em sete deles, não foram encontrados peixes.

Nestes pontos, a turbidez estava acima dos limites legais definidos pela Resolução 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), para qualidade da água doce superficial. Em alguns locais, esse indicador chegou a ser verificado entre duas e seis vezes mais que o permitido pela resolução.

A Vale instalou cinco barreiras hidráulicas  ao longo do rio Paraopeba para conter os sedimentos, mas o estudo da SOS Mata Atlântica mostrou que as concentrações de ferro, manganês, cromo e cobre também estavam acima dos limites máximos permitidos na legislação, o que evidencia o impacto da pluma de rejeitos de minério sobre o Alto São Francisco.

 “O reservatório de Retiro baixo está segurando o grosso dos rejeitos, aquela lama que decanta, mas os rejeitos finos que vêm com metais pesados seguem rio abaixo”, afirmou Malu Ribeiro, coordenadora do programa Água da SOS Mata Atlântica, apontando ainda a necessidade de regulação dos órgãos de controle para impedir que haja um conflito entre as bacias hidrográficas, o que potencializaria os impactos ambientais nos recursos hídricos do país.

A mineradora ainda não se manifestou sobre o assunto. Em um comunicado divulgado no começo do mês, a Vale disse que “estabeleceu um plano de monitoramento da qualidade das águas, sedimentos e organismos aquáticos a partir de coletas diárias de amostras em 65 pontos nas bacias dos rios Paraopeba e São Francisco, cujos resultados parciais vêm sendo compartilhados diariamente com os órgãos competentes”.

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Flavia Pacheco/ SES
29/04/2024  18h00 Brasil ultrapassa 4 milhões de casos de dengue em 2024
O número de mortos pela dengue registrados no país este ano é de 1.937
Reprodução Redes Sociais
29/04/2024  10h41 Ator francês Gérard Depardieu é preso por agressões sexuais
Duas mulheres denunciaram o ator por supostas agressões sexuais em 2014 e 2021
Vinicius Schmidt/Metrópoles
29/04/2024  10h02 Saiba quando termina onda de calor que atinge o Brasil
País enfrenta onda de calor pela quarta vez somente neste ano
Seduc
29/04/2024  09h52 Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira (29)
Exame será realizado em 25 de agosto em todos os estados do país
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
29/04/2024  06h00 Conheça as regras para o transporte aéreo de animais no Brasil
Após morte de Joca, Anac deve fazer revisão dos procedimentos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado