ANO NOVO, novas esperanças e oportunidades | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

ANO NOVO, novas esperanças e oportunidades
Blogs e Colunas | Diego da Costa 01/01/2018 08h37

Contagem regressiva. Ano novo chegando. Balanço geral. Expectativas sobre o que virá. Cada pessoa tem um sentimento sobre o ano que passou e o que se inicia. Afinal de contas, “seu jeito é o jeito certo.” Para este, 2018, há uma palavra recorrente, que todos desejam que se concretize: MUDANÇA. Claro que há muitas incertezas e, também, muitas oportunidades. Para o profissional de administração continuarão os desafios de atuar nos mais diversos segmentos da profissão com dedicação, seriedade, persistência sempre buscando contribuir para seu crescimento social, de sua família e de seu País. Ano Novo é oportunidade de renovar esperanças, fazer e refazer planos, analisar o que foi feito, manter a trajetória ou corrigir os equívocos. O ano de 2018 será um ano singular pois haverá a eleição para presidente República (além de senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais). Os grandes temas que interferem diretamente na vida de cada cidadão serão objeto de calorosas discussões. As turbulências acontecidas nos últimos anos poderão dar ao eleitor a sensação de desilusão, de que tudo está perdido, enfim, de que não vale a pena votar, participar. Mas aqui cabe a frase mágica: “a esperança é o último sentimento que morre” e nós, brasileiras e brasileiros, não podemos nos deixar abater. Vamos acender a chama da ESPERANÇA. No âmbito do Conselho Federal de Administração, como representante do estado de Sergipe, procuramos atuar em consonância com os anseios e expectativas do corpo de administradores que são filiados ao Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE) e, também, daqueles profissionais que fazem parte do contingente que pode se filiar e integrar essa grande corporação que defende os interesses de todos, filiados ou não. Feliz ano novo!

 

FORMAÇÃO PROFISSIONAL I

 

A Câmara de Formação Profissional do CFA (CFP) tem como objetivo primordial contribuir para o processo de melhoria da qualidade do ensino de Administração no Brasil. A inserção dos profissionais de Administração no mercado de trabalho está intimamente associada a sua qualificação acadêmica. Dentro desse contexto o CFA envida esforços para que haja uma verdadeira revolução por meio da qual seja possível a criação de cursos de Administração voltados para além dos modelos tradicionais em direção a novas concepções, sintonizadas à realidade das modernas organizações e do mundo contemporâneo.

 

FORMAÇÃO PROFISSIONAL II

 

Um sistema educacional sinérgico, com capacidade de diagnosticar disfunções e realinhar ações de caráter corretivo, somente é alcançado por meio de parcerias. Em atendimento a esse preceito o CFA trabalha em parceria com a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD), com o Ministério da Educação (MEC) e com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, dentre outras entidades ligadas à Administração. Fonte: CFA

 

GESTÃO PÚBLICA

Em 2013 o Conselho Federal de Administração criou a Câmara de Gestão Publica (CGP). No mesmo ano, a CGP idealizou o projeto Administrador na Gestão Municipal, que tem como objetivo principal profissionalizar a gestão pública por meio da inserção do Administrador nas prefeituras. O projeto é executado pelos Conselhos Regionais de Administração (CRAs), que a partir do Macro Projeto Nacional desenvolvem suas ações locais sustentadas por 4 eixos temáticos: 1) Articulação Político-Institucional do Sistema CFA/CRAs; 2) Estudos e Pesquisas; 3) Capacitação e; 4) Avaliação dos Resultados. Em dezembro de 2016, lançamos o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) que consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Gastos e Finanças Públicas; Qualidade da Gestão; e Desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos e outras. Saiba mais sobre o IGM-CFA no hotsite da CGP. Fonte: CFA

 

PENSAMENTO: “Nosso medo pode ser nossa salvação.” Rick Hampson

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Grupo Gratuito de WhatsApp chega ao número de 1.024 participantes e faz sucesso a partir de Aracaju
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Como fazer para conquistar? Ao adotar essas práticas de comunicação não violenta, é possível transformar o ambiente corporativo, promovendo um diálogo mais eficiente e satisfatório para todos os envolvidos.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Para ter um ano diferente, um verdadeiro ano novo, é necessário planejar, executar, aprender com os erros, celebrar as conquistas, buscar equilíbrio e manter uma atitude positiva.
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Fundações, Parques Tecnológicos, Secretarias Municipais e Estaduais, Ministérios, Governos... Todos precisam abrir novos caminhos para inovação.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada
Cuide do que você controla e coloque em prática.

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado