História, paisagem e bom vinho: a tradição das quintas em Portugal | Passos Pelo Mundo | F5 News - Sergipe Atualizado

História, paisagem e bom vinho: a tradição das quintas em Portugal
Os passeios incluem acompanhar a produção dos vinhos, trilhas, navegação, almoços harmonizados e também hospedagem
Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 28/04/2024 08h00 - Atualizado em 13/05/2024 20h50

Todos sabem que Portugal tem tradição de produção de vinhos. São 14 regiões produtoras de vinho. A mais conhecida é a do Vale do Douro, por ser a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo, decretada pelo Marquês de Pombal em 1756. No entanto, outras regiões já têm destaque como a do Alentejo e dos Vinhos Verdes.

Uma forma de conhecer toda essa tradição é visitando uma quinta. Os passeios incluem acompanhar a produção dos vinhos, trilhas, navegação, almoços harmonizados e também hospedagem. Muito mais do que nos inspirar pela beleza de seus vinhedos, o interior do país ainda reserva, em seus terrenos incrustados nas montanhas que margeiam o rio, preciosidades. É uma verdadeira viagem sensorial!

Das uvas do Douro, por exemplo, resultam em excelentes vinhos apreciados e degustados em mais de 100 países – quantidade de territórios para onde rótulos são exportados todos os anos.
Seu território de 250 mil hectares, possui aproximadamente 20 mil viticultores que trabalham nas vinhas da região, segundo dados do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

Com tantos caminhos para percorrer, surgem os questionamentos: qual vinícola visitar? Como fazer escolhas com tantas boas opções à disposição? A dica para montar o roteiro é estudar a parte logística, pois o deslocamento pode ser bastante complicado. Algumas vinícolas ficam próximas de estações de trem, o que facilita bastante o trajeto.

Em outros casos, o acesso é apenas por estradas sinuosas. Porém, o passeio vale muito, pois o caminho vira parte importante da viagem. Planejando bem e fazendo tudo com calma, é possível curtir o que há de mais imperdível! Segue uma sugestão de tour aqui!

Mas se você quiser ir por conta própria, como eu fiz, pegue um trem até Peso da Régua. O trajeto já é uma grande atração porque você passa por visuais belíssimos! Comprei o tíquete pelo site dos Comboios de Portugal e custou 13 euros saindo de Braga (cada trecho).

Outra surpresa foi a chegada em Peso da Régua, conhecida como a capital da região vinícola. Como maior cidade ribeirinha duriense da região de Trás-os-Montes, a Régua é o maior entreposto de comércio e transporte do Vinho do Porto. Antes os vinhos seguiam de barco para Vila Nova de Gaia onde tem as caves que os armazenam, mas hoje eles vão por via rodoviária. 

Por lá você pode visitar uma quinta, fazer um cruzeiro pelo Douro ou durante o verão fazer uma viagem ao passado a bordo do Comboio Histórico, da Régua ao Tua. Tem ainda um museu dedicado ao vinho e a Ecopista ribeirinha, ideal para uma caminhada observando o Douro. Siga a pé até a Ponte Pedonal que nos permite passear por cima do rio. A antiga ponte ferroviária foi convertida para pedestres e a vista de lá de cima é belíssima! Eu atravessei a ponte para procurar uma quinta mais próxima. Escolhi a da Pacheca, considerada uma das mais belas de Portugal, que além de possibilitar que o visitante acompanhe a produção dos vinhos, coma pratos harmonizados tem hospedagem em barris de vinho. 

Outra dica é subir ao Miradouro São Leonardo de Galafura. Situado a 640 metros de altura, nas imediações da aldeia de Covelinhas, tem uma visão panorâmica da região. Se der fome, almoce um prato típico português às margens do rio Douro. Tem vários na avenida da Galiza. Ou então, reserve com antecedência um almoço em uma quinta.

VINHOS VERDES
Outra região muito interessante é a do Minho, que envolve os distritos de Braga e Viana do Castelo, famosa pela produção dos vinhos verdes.

As condições naturais desta Região são as ideais para a produção de excelentes vinhos brancos, assim como espumantes e aguardentes. Os espumantes de Vinho Verde têm revelado uma qualidade surpreendente.

Tive a oportunidade de visitar a Quinta do Paúl de Baixo em Castelões, bem próxima a cidade de Braga, onde moro. Foi um dia super agradável que começou com uma trilha por uma vegetação exuberante com muito verde, flores coloridas, rio, cachoeiras e até águas sulfurosas com seus benefícios terapêuticos e propriedades curativas. É possível agendar a hospedagem pelo instagram.

Confira o vídeo

Vai viajar para Portugal? Baixe nosso guia completo de Portugal com todas as dicas para conhecer o país: como se delocar, o que fazer, que bases escolher, o que comer.

 

 


 

Mais Notícias de Passos Pelo Mundo
O Bom Jesus é um dos principais cartões postais de Braga
16/06/2024  10h24 Braga, a cidade mais brasileira de Portugal
A Grand Place é a principal atração de Bruxelas
02/06/2024  10h00 Dicas para conhecer Bruxelas e Bruges, na Bélgica
Praia de São Martinho do Porto tem o formato de concha. Foto: Turismo Centro de Portugal
13/05/2024  15h39 Um roteiro nas praias do Centro e Norte de Portugal
Lisboa é famosa por seus miradouros com vista para a cidade e o rio Tejo
07/04/2024  08h00 Todas as dicas para conhecer Lisboa
O Pantanal possibilita muitos passeios de barco e também safaris
31/03/2024  08h00 Confira um vídeo completo com dicas para conhecer o Pantanal

Blogs e Colunas
Passos Pelo Mundo
Passos Pelo Mundo

Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.

Instagram: @passospelomundo_

E-mail: carla.jornalista@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado