Características e formação do verdadeiro líder na atualidade e no futuro | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Características e formação do verdadeiro líder na atualidade e no futuro
Blogs e Colunas | Diego da Costa 01/03/2018 12h34

Compreender que, em qualquer organização, as pessoas compõem um todo orgânico, com as responsabilidades inerentes a cada qual, mas ligadas às responsabilidades gerais para enfrentar os problemas atuais e os futuros é o primeiro e importante passo para o sucesso. Um ótimo exemplo é um time de futebol onde o principal líder seria o técnico, cuja permanência à frente do time é, quase sempre, efêmera, mesmo quando ele tenha demonstrado competência. Os dirigentes máximos de grandes empresas também têm tempo médio de permanência pequeno. Há desgaste rápido e incapacidade de manter as pessoas motivadas por longo tempo, resultados declinantes, falta de autenticidade, foco apenas em si e nos proprietários, esquecendo a importância do relacionamento com os colaboradores e clientes. Entra outro dirigente e se inicia novo ciclo semelhante. Sejam em grandes, médias ou pequenas organizações, é preciso ter lideranças mais estáveis para obter resultados mais consistentes e resolver problemas que afetam as gerações atuais e futuras e sentir que todos estão na organização com objetivos comuns, sem se importar com as possíveis ameaças de perder postos de comando, sem o desejo de destruir terceiros, sintonizadas com as pessoas que têm os mesmos objetivos, a mesma visão de mundo e seguem a vida com princípios e valores. Assim, propósitos elevados e tenacidade para cumpri-los com autenticidade, capacidade de afirmar suas crenças, ter inteligência emocional e ética são elementos fundamentais na formação de um verdadeiro líder.

 

CFA I

 

CFA-Gesae já está disponível para os profissionais de Administração. O Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos, o CFA-Gease, já está disponível para os gestores. A ferramenta, idealizada pelo Adm. José Antônio Campos Chaves e criada por meio de convênio com o Conselho Federal de Administração (CFA), visa oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto.

 

CFA II

 

O produto nasceu após o Debate Qualificado sobre saneamento, promovido pelo CFA. “O Gesae é a representação gerencial de um pensamento que capturei do presidente do CFA, Wagner Siqueira. Ele falava em uma conferência sobre a questão do Pacto Federativo Brasileiro”, explica Chaves, referindo-se ao modelo definido na Constituição de 1988 que traz as regras sobre o uso de recursos e mecanismos de partilha de tributos entre os entes da Federação. O CFA-Gesae permite avaliar a gestão do saneamento municipal sob diversos aspectos. Ele possui dez áreas-chave e setenta indicadores. Cada área-chave possui sete indicadores. Por meio dos indicadores, é possível avaliar a gestão de forma detalhada. Entre os indicadores do Sistema, podemos citar: consumo médio per capita de água; consumo médio de água por economia; índice de atendimento urbano de água; índice de atendimento total de água; índice de coleta de esgoto; e índice de tratamento de esgoto.

 

CFA III

 

As dez áreas-chaves são: Governança e transparência da prestação dos serviços; Sustentabilidade da gestão dos recursos hídricos; Transparência tarifária; Transparência econômica e financeira; Qualidade na prestação dos serviços; Qualidade do produto; Transparência na gestão de pessoal; Eficiência comercial e financeira; Transparência na gestão das despesas; e Eficiência nas operações de água. Acesso – A prefeitura que desejar acessar a ferramenta precisa ter um funcionário que seja profissional de administração registrado no CRA e habilitado pela Universidade Corporativa do Administrador. Ele receberá um login e senha para entrar no sistema Gesae. Para isso, basta fazer a solicitação por meio do e-mail cfa@cfa.org.br. Fonte: Assessoria de Comunicação CFA

 

PENSAMENTO: “O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado.” Albert Einstein

 

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Grupo Gratuito de WhatsApp chega ao número de 1.024 participantes e faz sucesso a partir de Aracaju
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Como fazer para conquistar? Ao adotar essas práticas de comunicação não violenta, é possível transformar o ambiente corporativo, promovendo um diálogo mais eficiente e satisfatório para todos os envolvidos.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Para ter um ano diferente, um verdadeiro ano novo, é necessário planejar, executar, aprender com os erros, celebrar as conquistas, buscar equilíbrio e manter uma atitude positiva.
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Fundações, Parques Tecnológicos, Secretarias Municipais e Estaduais, Ministérios, Governos... Todos precisam abrir novos caminhos para inovação.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada
Cuide do que você controla e coloque em prática.

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado