Ciência, Tecnologia e Inovação. Sergipe merece avançar nestas áreas. | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Ciência, Tecnologia e Inovação. Sergipe merece avançar nestas áreas.
O importante é juntar organizações e pessoas dentro de um único ambiente capaz de realizar projetos específicos e focados em resolver os diversos problemas que existem.
Blogs e Colunas | Diego da Costa 09/01/2023 14h32 - Atualizado em 09/01/2023 14h51

O projeto de desenvolvimento econômico dentro do estado de Sergipe ultrapassa as questões ligadas ao mercado de indústria, comércio e serviços. Sergipe tem potencial para gerar empregos e fortalecer o empreendedorismo nas mais diversas áreas. Neste pequeno texto o destaque vai para as áreas de: Ciência, com foco na pesquisa; Tecnologia, com desenvolvimento de soluções e melhoria da infraestrutura; e Inovação, diretamente ligada ao empreendedorismo. Não é possível colaborar com estes temas sem citar organizações que trabalham diretamente com os mesmos objetivos. As impressões positivas mostram que Sergipe tem toda a estrutura necessária para potencializar, criar e atingir os resultados destes projetos.

Ciência, Tecnologia e Inovação.

As Instituições de Ensino Superior (IES), Fundações e Autarquias podem desenvolver a ciência de “dentro para fora”. Sergipe conta com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Tiradentes (Unit) com iniciativas bem promissoras.

Na UFS existe a Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTTEC) é a principal instância de execução da política institucional para a proteção e transferência de tecnologia da Propriedade Intelectual na universidade. A Coordenação tem como uma de suas finalidades, dar suporte aos pesquisadores da UFS no processo de patenteamento de inventos, produtos e processos gerados nas atividades de pesquisa e inovação, que possam ser transformados em benefício para a sociedade. A Coordenação objetiva ainda facilitar o acesso das instituições ao conhecimento gerado na UFS, passível de utilização, direta ou indireta, no processo produtivo, na gestão pública e em áreas afins. (cinttec.ufs.br).

Já na Unit existe o Tiradentes Innovation Center (TIC) que foi inaugurado em 2019, com o poder transformador da educação. O TIC deu início a suas atividades contando com a parceria do Santander Universidades, Google For Education, Cisco, Samsung, Tiradentes Institute, Teltec, Meta, SEAC, empresas que acreditam e confiam no impacto positivo do TIC para a melhoria da educação da região e do Brasil. Com a missão de conectar pessoas e instituições para fomentar a cultura da criatividade, inovação e empreendedorismo, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras, negócios e novas tecnologias que impactem a economia, a sociedade e o futuro da educação. (tiradentesinnovation.com).

Além destas estruturas dentro das Universidades o Governo do Estado conta com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE), uma fundação pública, dotada de personalidade jurídica de direito público, com patrimônio, receita e quadro de pessoal próprio, bem como com autonomia administrativa, patrimonial e financeira, integrante da Administração Estadual Indireta, do Poder Executivo do Estado de Sergipe. A FAPITEC/SE está vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia – SEDETEC. Além disso, a FAPITEC/SE, tem por finalidade básica promover o apoio e o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, e também da inovação tecnológica, bem como do empreendedorismo, no território estadual, atendendo com prioridade a maximização das potencialidades locais, em consonância com a Política Estadual de Ciência e Tecnologia, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social e econômico do Estado. (fapitec.se.gov.br) 

O Parque Tecnológico de Sergipe, administrado pela Organização Social (OS) SergipeTec é a organização que tem por objetivo a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico local e regional, através do fomento de atividades de pesquisa e de ensino, do apoio a empreendimentos de base técnica e industrial e da implementação de um parque tecnológico que contemple a gestão compartilhada de recursos humanos, materiais, físicos e técnicos, voltadas ao desenvolvimento social, institucional, econômico, da cidadania, da qualidade de vida e da promoção do pleno emprego, nas áreas de: Cultura; Ensino, Treinamento e Aperfeiçoamento; Pesquisa Científica e Tecnológica; e Proteção, Conservação do Meio Ambiente e Organização Adequada do Território. Atua também com o finco de viabilizar a criação de empresas de base tecnológica e a construção de redes de relacionamentos entre agentes do processo produtivo, da geração de conhecimento, do ensino, da pesquisa e da inovação. Como missão, a empresa busca contribuir com o desenvolvimento do Estado de Sergipe, promovendo o avanço tecnológico e social por meio da ciência, tecnologia, inovação e capacitação, através da interação entre academia, governo, empresas e sociedade, tudo isso em busca de se tornar referência no desenvolvimento e gestão de projetos nas áreas de Biotecnologia, Energia & Sustentabilidade, Inovação & Empreendedorismo, Socioeducacional e Tecnologia da Informação e Comunicação. Com a área de aproximadamente 120 mil m², a sede do SergipeTec possui sete prédios com capacidade para: receber até 60 empresas e instituições de pesquisa das áreas de Biotecnologia, de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), e de Energias Renováveis e Meio Ambiente; além do Centro Vocacional Tecnológico (CVT); o Centro Catalisador de Competências em Tecnologia da Informação (C3TI); Biofábrica para produção de mudas micropropagadas; Unidade de Produção de Fungos para controle biológico de pragas da agricultura; a Incubadora de Empresas Multissetorial e outra (Incubadora) de Empresas de base tecnológica em Energias Renováveis; o Núcleo de Energias Renováveis e Eficiência Energética. (sergipetec.org.br) 

Existem mais estruturas que podem ser citadas. Destaque para os movimentos: Inova + Sergipe e Caju Valley que agregam diversos atores do ecossistema de inovação. Além de outas associações, sindicatos, institutos e organizações que podem contribuir com este movimento de Ciência, Tecnologia e Inovação. Sergipe merece mais! Muito mais! O importante é juntar organizações e pessoas dentro de um único ambiente capaz de realizar projetos específicos e focados em resolver os diversos problemas que existem.

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado