Gestão ágil com Método GALTI | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Gestão ágil com Método GALTI
Blogs e Colunas | Diego da Costa 26/04/2018 09h03 - Atualizado em 27/04/2018 09h29

No mês de março, participei de treinamento para conhecer um método dirigido à gestão das organizações. Fiquei surpreso com o trabalho e as conexões das fontes. Desenvolvimento da ciência da administração, psicologia positiva, coaching, scrum, team building, entre muitas outras técnicas. O objetivo do método é levar aos envolvidos conhecimentos conceituais e práticos de um Método de Gestão de Alto Impacto de forma ágil, elaborando um diagnóstico através da interatividade dos envolvidos, trabalhando o planejamento em áreas importantes da organização, projetos, trabalhando a gestão de equipes e o programa empresarial definido para estimular a discussão, e os processos visando implantar o gerenciamento ágil dentro das empresas.

Com metodologias e boas práticas em gestão empresarial, acontece a implantação de modelos ágeis em equipes empresariais por meio de tecnologia e gestão.

Baseado em quatro principais pilares – diagnóstico, planejamento, projetos e processos – o Método GALTI é uma excelente ferramenta para chegar aos objetivos e metas da empresa, trabalhando doze setores da organização, – finanças, vendas, atendimento, equipe, marketing, entre outros -, facilita a construção de projetos e processos para cada uma deles.

Os ciclos de reuniões são indispensáveis no andamento e aplicação do método. O principal objetivo é tornar os sonhos, objetivos e metas claros, atingíveis, mensuráveis e com um cronograma de trabalho bem definido. Aracaju e todo o Estado de Sergipe tem excelentes quadros profissionais relacionados com este tema de Gestão. É muito importante conhecer este e outros modelos.

 

Onecad I

Durante reunião plenária realizada nos dias 19 e 20 de abril, o Conselho Federal de Administração (CFA) lançou o Observatório Nacional dos Egressos em Administração (Onecad). Essa é uma iniciativa da autarquia cujo objetivo é identificar quem são os egressos em Administração – tanto bacharéis, quanto tecnólogos e técnicos – e onde eles estão atuando. Segundo o diretor de Formação Profissional do CFA, Mauro Kreuz, o Onecad é um sonho acalentado há muito tempo. O lançamento durante a reunião, para o conselheiro, é um momento especial. “Esta é a primeira fase do projeto e vamos focar nos cerca de 400 mil profissionais registrados nos CRAs”, diz.

Onecad II

O Onecad utilizará a tecnologia big data, a mesma usada na fiscalização prospectiva promovida pelo Sistema Integrado de Fiscalização e Autoatendimento (Sifa). Neste início, o CFA terá acesso a informações como: onde estão os profissionais de administração e como atuam, quanto ganham, tempo de registro nos CRAs, qual a idade e há quantos anos  colaram grau.

Na segunda fase do projeto, o Onecad vai identificar os egressos que, por alguma razão, cancelaram o registro profissional. Mauro explica que, em um teste rápido usando o sistema, eles identificaram que mais de 70% dos profissionais de administração que cancelaram o registro estão atuando na área - exercer a profissão sem a habilitação é configurado como exercício ilegal da profissão. “Ou seja, cabe aí uma atuação da fiscalização”, afirma o diretor .

Onecad III

Já na etapa plena desta segunda fase, o Onecad será aplicado aos egressos recém formados mediante convênios com as instituições de ensino superior. “Com os dados que as IES vão nos passar, poderemos obter informações sobre onde estão esses egressos, o que estão fazendo, onde estão trabalhando, entre outros”, detalha Mauro Kreuz.

A iniciativa será benéfica para as IES, pois elas poderão avaliar como está a formação desses egressos. Para o CFA, o Onecad permitirá identificar onde estão os egressos que não estão no Sistema CFA/CRAs – apenas 10% se registram. “Será que eles estão atuando fora da administração? Com a ferramenta, vamos desvendar essa questão para poder atuar institucionalmente sobre esses egressos”, adianta Mauro.

A opinião do conselheiro é compartilhada por João Paulo dos Santos, da Neoway – empresa que gerenciará as informações do Onecad. “O sistema ajudará o CFA a ter uma visão ampla do profissional de Administração para identificar, inclusive, quais as ações podem ser efetuadas em relação às empresas onde esses profissionais estão atuando.”.

Fonte: Assessoria de Comunicação CFA

 

PENSAMENTO: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.” Fernando Pessoa

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Grupo Gratuito de WhatsApp chega ao número de 1.024 participantes e faz sucesso a partir de Aracaju
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Como fazer para conquistar? Ao adotar essas práticas de comunicação não violenta, é possível transformar o ambiente corporativo, promovendo um diálogo mais eficiente e satisfatório para todos os envolvidos.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Para ter um ano diferente, um verdadeiro ano novo, é necessário planejar, executar, aprender com os erros, celebrar as conquistas, buscar equilíbrio e manter uma atitude positiva.
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Fundações, Parques Tecnológicos, Secretarias Municipais e Estaduais, Ministérios, Governos... Todos precisam abrir novos caminhos para inovação.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada
Cuide do que você controla e coloque em prática.

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado