Gestão da Mudança | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Gestão da Mudança
Como podemos trabalhar com a mudança e a inovação? Precisamos mudar ou não?
Blogs e Colunas | Diego da Costa 22/06/2022 11h35 - Atualizado em 22/06/2022 11h36

O mundo está em constante mudança e você precisa “aproveitar” a mudança. Trabalhe com este tema no seu dia a dia, lembre-se: “aceite que dói menos”. Vamos conversar sobre mudança? Quem são as pessoas ao seu redor que trabalham com esse tema tão importante na sua, na minha, na nossa vida? O que é gestão da mudança? Vamos lá!

A mudança ocorre desde do início da história humana, as coisas sempre mudaram. Gestão da mudança é a capacidade de antecipar, aproveitar e liderar todo o processo, o caminho da mudança. Como fazer isso? Afinal, precisamos mudar? Se a sua vida, seu trabalho, sua carreira, seus relacionamentos, vão bem. A resposta é não! Só que cuidado. Se você deseja prosperar e avançar em todas as áreas da sua vida, então aceite a mudança, abra o seu coração. O que te trouxe até o momento atual nunca te levará para onde deseja chegar. Opa! Como assim Diego? É exatamente assim. O próximo passo é sempre um desafio, o passo da mudança e merece uma gestão sim. A gestão da mudança.

Vale a pena lembrar e olhar para história, o modo como nos comunicamos, nos locomovemos e até o modelo que estamos trabalhando. Mudou? A resposta é sim! As tecnologias (o modo como estamos fazendo tudo) mudam todos os dias. Qual é o seu modelo mental de mudança? Você é uma pessoa aberta ao novo, ao aprendizado? Se a resposta é sim. Parabéns! “Nunca pare de aprender” é uma frase que uso no pulso e levo no meu coração. Aprender todos os dias algo novo é o segredo da melhoria, do próximo passo, do novo caminho. Quem define o melhor caminho? Lembra que o mundo dos negócios mudou? O transporte ferroviário foi um sucesso no passado, hoje a aviação é. O walkman foi um sucesso da música, depois veio o Ipod, o Spotify e outras plataformas de música. Lembram das fotos? A kodac, lembram? Como é o universo das fotos hoje? Instagram, Facebook, fotos nas nuvens digitais. Tantas mudanças, Netflix, Amazon, Uber, Ifood, Quero Delivery, e tantas outras soluções focadas na gestão da mudança? Entendeu?

A sua organização trabalha com mudança? O exército americano na guerra do Iraque colocou um conceito interessante sobre o mundo e chamou de mundo VUCA. Seria um mundo com Volatilidade (Volatility), Incerteza (Uncertainty), Complexidade (Complexity) e Ambiguidade (Ambiguity). Ausência de estabilidade e previsibilidade. Falta de visibilidade sobre quais as mudanças podem ocorrer. Excesso de variáveis e informações. Ausência de clareza sobre reações causa-efeito. O cliente, o consumidor, é quem determina todo este processo. Quem é o seu cliente? Quem são os seus consumidores? Neste mundo VUCA é o ser humano que determina os caminhos que serão encontrados no mundo dos negócios. Você e a sua empresa precisa nascer com o DNA da mudança.

Bom, espero que você comece a trabalhar com esse tema na sua vida. “Mude ou morra”. Vamos mudar?
 

Mais Notícias de Diego da Costa
O exemplo arrasta? O que move o ser humano é a ação
04/07/2022  12h20 O exemplo arrasta? O que move o ser humano é a ação
Liderança é um tema antigo ou atual?
07/06/2022  10h51 Liderança é um tema antigo ou atual?
Inteligência das Máquinas pode mudar dinâmica da sociedade e do mercado
25/05/2022  15h05 Inteligência das Máquinas pode mudar dinâmica da sociedade e do mercado
Dia novo, luta nova
23/05/2022  12h40 Dia novo, luta nova
Contrato de Gestão é firmado entre SergipeTec e Sedetec
04/05/2022  11h45 Contrato de Gestão é firmado entre SergipeTec e Sedetec

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.