Transformação digital III | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Transformação digital III
Blogs e Colunas | Diego da Costa 24/11/2017 09h58

Foram publicadas, nas duas semanas anteriores, partes do artigo veiculado no site cio.com.br de autoria de Cezar Taurion. Por sua importância para uma efetiva abordagem do assunto, acrescenta-se, hoje, mais uma parte do mesmo artigo:Hoje, o pesadelo dos CEOs é acordar e ver que seu maior concorrente não existia na semana anterior, ou pelo menos ele não o tinha percebido. Muitas vezes, estas startups, passam despercebidas, pois uma empresa exponencial, em seu início, confunde-se com uma evolução linear. Mesmo dobrando a períodos curtos, no início, representa pouco. Por exemplo, quando elas têm participação de mercado de 0,1%, 0,2%, 0,4%... não aparecem nas estatísticas. Os veteranos simplesmente as ignoram. E continuam a fazê-lo mesmo quando começam a chamar atenção, com 1%, 2%, 4%. Ainda são vistas de forma: “menos de 10% do mercado... vai levar tempo para ser uma tecnologia disseminada”. E é aí que está o maior engano. Pensamos linearmente. E somos atropelados pela exponencialidade. De 10% vai para 20% e em pouco tempo elas têm 60% a 80% do mercado. Para complicar as coisas, muitas das empresas que esmagaram as veteranas nem tinham essa intenção, no início...” E prossegue o articulista: “Observem que as empresas já estabelecidas poderiam ter reagido, mas não perceberam a ameaça e nem pensaram em elas mesmas provocar a disrupção. A disrupção provocada pela transformação digital afetará, de forma mais intensa e bem mais rápida, a maiorias das empresas, muitas das quais ainda relutantes em reconhecer este cenário... “A transformação digital tem duas características que a distinguem do tradicional cenário competitivo: a velocidade e amplitude da mudança. Um exemplo é o WhatsApp que em poucos anos destruiu o mercado bilionário das mensagens de texto, SMS, das operadoras de telefonia móvel. O fato é que o WhatsApp e anteriormente o Skype, não surgiram de dentro das operadoras, que se acomodaram em seus modelos de negócio e não perceberam a mudança que já estava acontecendo. Os usuários começaram a usar, surgiram reportagens na mídia, seus amigos começaram a usar, mas os executivos se sentiam tão protegidos pelos seus “sólidos” modelos de negócio que não reconheceram o potencial de disrupção. E quando acordaram, começaram a tentar se proteger escudados em legislação. Não seguram o tsunami.”

 

Responsáveis Técnicos I

 

O Conselho Regional de Administração de Sergipe inovou e promoveu o I Encontro de Responsáveis Técnicos. No intuito de debater assuntos diversos dentro da temática, o CRA-SE reuniu administradores e tecnólogos no sábado, 11 de novembro. O encontro teve como tema principal a Reforma Trabalhista e marcou a estreia do mais novo auditório do Conselho de Administração. O encontro foi uma iniciativa do diretor de fiscalização do CRA-SE Adm. Jorge Cabral. O conselheiro falou da importância da realização de eventos como o Encontro de Responsáveis Técnicos. "Era um sonho da nossa gestão dar início a eventos como esse. Esse é apenas o primeiro encontro. Pretendemos fazê-los com frequência, debatendo os mais diversos assuntos. Essa casa pertence ao administrador. É importante que os profissionais saibam que é fundamental o registro no Conselho e que essas ações são justamente para para integrá-los ao CRA", afirmou.

 

Responsáveis Técnicos II

 

O registrado Adm. Richard Benjamin esteve presente no I Encontro de Responsáveis Técnicos e falou sobre o que acha da iniciativa. "O CRA busca através dessas reuniões é buscar soluções para que a gente coloque em prática o que é debatido aqui", disse. A tecnóloga em RH "Eu sou registrada há mais ou menos 7 anos e eu sentia muita falta de uma aproximação com o Conselho. Esses encontros e as palestras que o CRA tem promovido faz a gente se aproximar mais. Não fica aquela coisa distanta que a gente só paga e não recebe retorno", falou. Em breve, será realizado o II Encontro de Responsáveis Técnicos. Logo mais serão dadas mais informações.

 

PENSAMENTO: “Sendo motivado pela compaixão e amor, respeitando os direitos dos outros - essa é a verdadeira prática da religião.” Dalai Lama

Mais Notícias de Diego da Costa
Canva/arquivo pessoal
12/04/2024  08h01 Empreendedorismo Social
Grupo Gratuito de WhatsApp chega ao número de 1.024 participantes e faz sucesso a partir de Aracaju
Canva/acervo pessoal
26/02/2024  17h30 A comunicação não violenta é fundamental para o mundo dos negócios.
Como fazer para conquistar? Ao adotar essas práticas de comunicação não violenta, é possível transformar o ambiente corporativo, promovendo um diálogo mais eficiente e satisfatório para todos os envolvidos.
Canva/arquivo pessoal
15/02/2024  14h08 Carnaval passou. Feliz Ano Novo! Será?
Para ter um ano diferente, um verdadeiro ano novo, é necessário planejar, executar, aprender com os erros, celebrar as conquistas, buscar equilíbrio e manter uma atitude positiva.
Canva/arquivo pessoal
05/02/2024  15h24 Inovar é preciso.
Fundações, Parques Tecnológicos, Secretarias Municipais e Estaduais, Ministérios, Governos... Todos precisam abrir novos caminhos para inovação.
Arquivo pessoal/ Canva
29/01/2024  16h48 Gerenciamento de tempo e produtividade: técnicas essenciais para uma vida mais equilibrada
Cuide do que você controla e coloque em prática.

Blogs e Colunas
Diego da Costa
Diego da Costa

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado