Transformação digital IV | Diego da Costa | F5 News - Sergipe Atualizado

Transformação digital IV
Blogs e Colunas | Diego da Costa 30/11/2017 11h50 - Atualizado em 30/11/2017 13h53

Foram publicadas, nas três semanas anteriores, partes do artigo veiculado no site cio.com.br de autoria de Cezar Taurion. Hoje, a quarta e última parte:

O mercado, cada vez mais poderoso, é que determina o sucesso dos negócios. Os clientes valorizam custos (pay-per-use como exemplo), experiência (como autoatendimento, automação e personalização), e plataformas (como marketplaces e modelos de economia compartilhada, exemplificada com o Uber e outros).

Podemos simplificar dizendo que o que puder ser digitalizado o será, o que puder ser compartilhado, o será e o que puder ser feito sem intermediários, o será. Uma consequência disso é o processo de desagregação de indústrias consolidadas.

O cenário de transformação digital não é apenas o mundo dos Facebook, Google e outras empresas da Internet. Afeta a todos os setores de indústria, sejam bancos, empresas do setor farmacêutico ou manufaturas. Ficar inerte, escudado na regulação ou nas desculpas acomodadas que ouvimos muito, como “primeiro preciso arrumar a casa” não vão proteger a empresa. Não se negocia com disrupção. Ela simplesmente vem e passa por cima de negócios solidamente estabelecidos há décadas.

É uma jornada e, quanto mais cedo a percorrermos, melhores serão as chances de sobrevivência. Cinquenta anos atrás o tempo médio de vida das empresas da Fortune 500 era de 75 anos. Hoje está em 15 anos e declinando.

Esse estudo da McKinsey - “Three snapshots of digital transformation” - mostra três setores que estão sofrendo disrupção: bancos, varejo de alimentos e fármacos.

No setor financeiro, as Fintechs forçaram os bancos a saírem de sua inércia. O uso de algoritmos de “machine learning” está revolucionando a indústria de varejo de alimentos. E o setor farmacêutico, um “laggard” tradicional, começa a sofrer ataques que podem provocar mudanças significativas no seu negócio. As grandes corporações do setor estão acordando assustadas e se sentindo ameaçadas pela sua complacência em maturidade digital.

No estudo da McKinsey, a indústria farmacêutica e o setor público são os de menor quociente de maturidade digital. E nós ainda não vimos nada. As mudanças estão apenas começando e já mostrando seus impactos.

Nos próximos dez anos, não reconheceremos muitas das empresas atuais e muitas delas simplesmente deixarão de existir. Outras, que estão surgindo agora, tomarão seu lugar. A questão para os executivos das empresas veteranas é decidir, hoje, se querem ser sobreviventes ou não. Decidir em dois ou três anos já será tarde demais.

Transformação digital é basicamente uma questão de liderança, cultura, estratégia e gestão de talentos do que uma questão de tecnologia. Uma verdadeira transformação digital ocorre quando os modelos de negócios e métodos são reinventados por líderes corajosos, dispostos a aproveitar a oportunidade, mesmo sabendo dos riscos, e que estão realmente empenhados em desenhar seu próprio futuro, não esperando, em vão, que ele surja naturalmente.

Grandes líderes é que irão conduzir a transformação digital, enquanto os outros simplesmente irão gerenciar sua queda livre provocada pela transformação digital.”

ONG Transparente: Prestando Contas à Sociedade I

Mais um motivo de orgulho para o Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE). O conselheiro administrador José Helder, que também é o diretor de Formação Profissional do Conselho, participou da criação do “ONG Transparente: Prestando Contas à Sociedade”, um projeto do Centro de Apoio Operacional do Terceiro Setor, em parceria com diversos órgãos do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE).

O projeto vem sendo desenvolvido há cerca de dois anos e, agora, está sendo lançada uma cartilha de orientação de prestação de contas para organizações não governamentais.

ONG Transparente: Prestando Contas à Sociedade II

O conselheiro do CRA-SE, administrador José Helder, participou da elaboração da cartilha e explica a importância do recurso. “A cartilha funciona como uma espécie de manual para as ONGs saberem a forma certa de prestar suas contas. É uma ferramenta de transparência, porque vai mostrar à sociedade se está havendo boa utilização dos recursos recebidos”, disse o administrador.

José Helder falou ainda dos motivos que levaram o CRA-SE a participar do projeto. “Esse manual vai além das questões contábeis. Se trata da utilização do recurso pela organização. Porque a ONG pode estar com tudo certo, todas as exigências contábeis da lei, tudo certo. Mas, e esse recurso que a ONG recebeu, ele está sendo bem utilizado? O serviço, a obra, o produto feito com esse recurso foi entregue à comunidade assistida? É também a administração desses recursos que está sendo observado”, completou o conselheiro. Fonte: CRA-SE

PENSAMENTO: “Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade.” Albert Einstein

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Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.

E-mail: diegodacosta@hotmail.com

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