Como entender o comportamento de um negócio? | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

Como entender o comportamento de um negócio?
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 13/04/2024 06h22

O comércio de varejo sergipano deixa claro que está em ritmo acelerado em 2024. Em fevereiro, as vendas dispararam +7,3% em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo o IBGE. Essa explosão de crescimento não é apenas um caso isolado: nos últimos 12 meses, o setor avançou 1,8%, demonstrando consistência.

Mas por que a comparação anual é tão importante para os negócios? A resposta é simples: ela nos dá a visão completa do desempenho, livre de distorções sazonais. Imagine que um restaurante vende 10.000 pizzas em janeiro e apenas 5.000 em fevereiro. Se compararmos apenas esses dois meses, a impressão é de queda de 50%. Mas se olharmos para o ano todo, considerando a vendagem de 4.000 pizzas em fevereiro de 2023, vendendo as 5.000 no mesmo mês deste ano, veremos que o restaurante cresceu consideravelmente, com 25% de elevação nas vendas ao bater de frente um período com o outro.

O mesmo vale para o comércio varejista como um todo. Datas comemorativas e feriados influenciam diretamente as vendas, criando altos e baixos artificiais. Ao compararmos com o mesmo período do ano anterior, eliminamos esses ruídos e obtemos uma imagem precisa da saúde do negócio. No caso do varejo sergipano, a comparação anual revela um crescimento sólido e sustentável. Isso significa que o setor está ganhando força e se tornando mais resiliente, mesmo diante das oscilações da economia.

Para os lojistas, essa é uma ótima notícia, quando analisada tecnicamente, pois mostra que o mercado está em expansão e que existe espaço para todos crescerem. Mas é importante lembrar que o sucesso não vem por acaso. É preciso trabalhar duro, inovar e oferecer aos clientes uma experiência de compra impecável.

Então, o que o lojista pode fazer para aproveitar esse momento positivo? Acompanhar de perto os indicadores de vendas para identificar as tendências do mercado e se adaptar às mudanças; Investir em inovação para se destacar da concorrência e oferecer produtos e serviços diferenciados; Aprimorar a experiência do cliente para fidelizar a clientela e aumentar as vendas; Participar de feiras e eventos para divulgar seus produtos e serviços e conquistar novos clientes. Além de formar parcerias com outras empresas para ampliar seu alcance e aumentar suas vendas.

Acredito que o varejo sergipano poderá ter um ano surpreendente no volume de vendas, considerando o período inicial. Com visão estratégica, trabalho duro e foco no cliente, os lojistas podem alcançar novos patamares de sucesso e contribuírem para o desenvolvimento do estado. Lembre-se: a comparação anual é uma ferramenta poderosa para avaliar o desempenho do seu negócio e tomar decisões estratégicas. Utilize-a com sabedoria e descomplique a economia do seu negócio.

Mais Notícias de Marcio Rocha
27/04/2024  10h20

A arrecadação Federal está em Alta

20/04/2024  00h56

A Inteligência Artificial transformando a economia familiar

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio

03/02/2024  03h12

E lá vem a cobrança do PIX...


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado