O início do retorno | Marcio Rocha | F5 News - Sergipe Atualizado

O início do retorno
Blogs e Colunas | Marcio Rocha 01/08/2020 03h30

O estado estava prestes a entrar numa situação de caos, com as atividades econômicas fechadas há 130 dias, devido à transmissão do coronavírus que atingiu quase 60 mil pessoas e infelizmente matou mais de 1.400 sergipanos. Contudo, não somente a vidas estavam, como ainda estão, em risco, os empregos e seus sustentadores, as empresas também estavam entrando num ritmo de proximidade com o colapso. Haja vista os 20.775 pedidos de seguro-desemprego realizados no período da pandemia e os mais de 14 mil desempregados formais do estado no semestre, segundo dados do Ministério da Economia.

A decisão do COGERE de anteontem vem dar uma luz para que esse problema comece a ser amenizado e se inicie um processo de recuperação, quase que um reinício das atividades econômicas no estado. Para que as empresas voltem a funcionar dentro das regras necessárias para que retornem ao ofício, protegendo as vidas das pessoas e salvando os meios de sustentá-las, os postos de trabalho. O início do retorno do funcionamento do comércio promove alívio para diversas categoriais profissionais que estavam na iminência de sofrerem os impactos diretos da pandemia, bem como alimenta a esperança de que o “novo normal” começa com o objetivo de fazer com que recuperemos a confiança no mercado.

Com o início da retomada, espero que o índice de confiança do empresário do comércio, apresente também indicadores mais positivos. Lembro-me que quando começamos o ano, o ICEC, medido pela CNC e analisado pela Fecomércio-SE, apontava 126,2 pontos, o que mostrava a grande confiança do empresário no ano. Hoje, estamos com meros 73,7 pontos. Dentro desse indicador, 93,8% dos empresários sergipanos apontam que a condição da economia piorou. Isso mostra como o desânimo abateu nosso mercado, por consequência todo o fluxo econômico de Sergipe.

Sergipe perdeu mais de 145 milhões de reais em impostos a serem arrecadados com essa pandemia, o comércio deixou de vender aproximadamente um bilhão de reais e isso é foi um duro golpe para o governo, para as empresas e para os trabalhadores. A fórmula da costura entre ocupação de UTIs e leitos hospitalares e abertura do comércio aplicada na nova redação do decreto vai fazer com que possamos acelerar a retomada gradativa das atividades comerciais, pois estamos há três semanas com estabilidade em ocupação de leitos de UTI e enfermarias, foi uma decisão inteligente para usar como parâmetro.

Agora cabe a cada um de nós para fazer a nossa parte, respeitando o distanciamento social, ajudando na prevenção da doença, lutando para impedir que a taxa de contágio cresça e trabalhar o processo recessivo da doença no estado. Quanto mais fizermos isso, mais rápido teremos todas as atividades voltando a funcionar. Estamos ainda apenas no início do retorno, mas já é um grande passo para quem estava acelerado rumo a uma catástrofe.

 

Mais Notícias de Marcio Rocha
20/04/2024  00h56

A Inteligência Artificial transformando a economia familiar

13/04/2024  06h22

Como entender o comportamento de um negócio?

23/03/2024  05h53

A tortuosa jornada de um tributo: do campo à sua mesa

02/03/2024  06h51

O Destaque do Brasil no Mercado Global do Agronegócio

03/02/2024  03h12

E lá vem a cobrança do PIX...


Blogs e Colunas
Marcio Rocha
Marcio Rocha

Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.

E-mail: jornalistamarciorocha@live.com

O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado