Caixa lança aplicativo do FGTS | F5 News - Sergipe Atualizado

Caixa lança aplicativo do FGTS
Brasil e Mundo 31/03/2016 14h04


A Caixa Econômica Federal lançou, nesta quinta-feira (31), o aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A ferramenta é uma maneira prática de o trabalhador verificar o seu extrato do Fundo e está disponível, gratuitamente, para download em celulares com qualquer sistema operacional. O lançamento do aplicativo faz parte das comemorações dos 50 anos do FGTS. Na ocasião, também foi apresentado o aplicativo CAIXA Trabalhador, voltado para consulta de informações sobre o PIS, Abono Salarial e o Seguro-Desemprego.

Para a presidente da CAIXA, Miriam Belchior, o banco melhora significativamente a comunicação com os beneficiários de programas sociais, quando disponibiliza acesso rápido e simples a informações de interesse dos trabalhadores. "Os dois aplicativos são um investimento em soluções que proporcionem uma maneira prática para o trabalhador acompanhar a situação de seus direitos, como o FGTS, PIS, Abono Salarial e Seguro-Desemprego", ressalta. Sobre o lançamento do aplicativo do FGTS, a presidenta destacou que o lançamento da ferramenta faz parte de um momento histórico. "Representa os 50 anos de conquista do Fundo pelos trabalhadores".

App FGTS:
O aplicativo atende principalmente aos anseios dos trabalhadores que ingressaram no mercado de trabalho nos últimos anos. Além disso, todos os que possuem contratos de trabalho regidos pela CLT poderão acessar informações relativas ao seu FGTS. No aplicativo, deverá ser cadastrada uma senha de acesso e, logo em seguida, basta informar o Número de Identificação Social (NIS) e a senha criada, para começar a navegar pelos serviços.

A ferramenta conta com funcionalidades que permitem o acompanhamento da regularidade dos depósitos e a atualização de endereço na base do FGTS. Além disso, por meio de recurso de geolocalização, o trabalhador ainda pode conferir qual agência da CAIXA, sala de autoatendimento ou lotérica está mais próxima dele para ser atendido, caso precise.

App CAIXA Trabalhador:
No aplicativo CAIXA Trabalhador, depois de inserir o NIS, os usuários podem consultar se possuem parcela do Seguro-Desemprego, Abono Salarial ou rendimentos do PIS disponível para saque. Na aba "Atendimento", é possível obter informações sobre as condições para receber os benefícios; como requisitos de enquadramento, documentação necessária para saque e prazos de recebimento dos valores. Os benefícios podem ser retirados em qualquer lotérica, nos correspondentes CAIXA Aqui, no autoatendimento da CAIXA, com o uso do Cartão do Cidadão, ou ainda nas agências da CAIXA.

Por meio de recurso de geolocalização, o trabalhador ainda pode conferir qual agência da CAIXA, sala de autoatendimento ou lotérica está mais próxima dele para efetuar o saque. A localização de toda a rede de atendimento da CAIXA também pode ser consultada. A ferramenta conta ainda com a opção "Ajuda", na qual o trabalhador pode esclarecer as principais dúvidas sobre os programas do PIS, Abono Salarial e Seguro-Desemprego. A ferramenta está disponível para download gratuito em celulares.

Inscrição do NIS:
O número pode ser localizado nos extratos do FGTS, Cartão do PIS, Carteira de Trabalho (CTPS), Cartão do Cidadão ou junto ao empregador. Caso o trabalhador não tenha um destes documentos, uma segunda via de sua inscrição pode ser solicitada, a qualquer tempo, nas agências da CAIXA, com a apresentação de documento de identificação do trabalhador, sem pagamento de tarifa.

50 Anos do FGTS:
Em 13 setembro de 1966, o Fundo foi criado, para proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Em quase 50 anos de história, o FGTS tornou-se uma das mais importantes fontes de financiamento habitacional, beneficiando o cidadão brasileiro, principalmente o de menor renda. Ele também é uma das mais importante fontes de financiamento de infraestrutura e saneamento do país.

Com o FGTS, o trabalhador tem a oportunidade de formar uma reserva de dinheiro, que pode ser sacada em razão de demissão e em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria.

Fonte: Caixa

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Fernando Frazão/Agência Brasil
27/04/2024  14h30 Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças
Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil
Agência Brasil
27/04/2024  13h30 Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas
Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais
Istock
26/04/2024  08h44 Embrapa propõe políticas para reaproveitamento de pastagens degradadas
Empresa pública completa 51 anos nesta sexta-feira
reprodução/redes sociais
26/04/2024  08h30 Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos
Pelas redes sociais, bombeiros informam que fogo foi controlado
Agência Sergipe/reprodução
26/04/2024  07h30 Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing; veja
Ajustes passam a valer a partir de 1º de junho

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado