Casos de dengue vão continuar crescendo no país, diz ministro da Saúde | F5 News - Sergipe Atualizado

Casos de dengue vão continuar crescendo no país, diz ministro da Saúde
Brasil e Mundo 26/05/2015 09h17


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforçou durante essa segunda-feira (25) o apelo para que a população continue apoiando o trabalho dos agentes sanitários na prevenção e no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. De acordo com o ministro, a perspectiva é que o número de casos da doença continue aumentando no país.

"Temos 745 mil casos registrados até o dia 18 de abril e sabemos que esse número aumentará, porque continuam chegando novas informações epidemiológicas. O Brasil vive uma situação de epidemia concentrada em nove estados", disse, explicando que essas unidades da Federação são as que registram mais de 300 casos por 100 mil habitantes. 

De acordo com Chioro, só foi observada diminuição de casos de dengue nos estados do Amazonas e Espírito Santos e no Distrito Federal. Ele solicitou que os serviços públicos e privados de saúde mantenham o cuidado com a identificação de casos e possíveis agravamentos da doença. "Principalmente para casos de suspeita de dengue que tenham dor abdominal contínua e vômitos persistentes, para que se possa ter um menor número de casos graves e de óbitos", disse.

O ministro destacou que os cuidados com a dengue são os mesmos para evitar a incidência da febre chikungunya, que, apesar de ser menos grave, tem sintomas mais persistentes. Atualmente, os casos da doença estão concentrados principalmente no Amapá e nos arredores da cidade de Feira da Santana, na Bahia. Nessas duas regiões foram registrados mais de 2 mil casos este ano.

O ministro da Saúde esteve nesta segunda-feira em Volta Redonda, cidade fluminense, onde visitou as obras de construção do Hospital Regional do Médio Paraíba Zilda Arns. A previsão é que a unidade fique pronta no fim do ano. Chioro anunciou que o ministério será responsável pelo custeio de 70% das cirurgias e internações. “O governo do Rio de Janeiro faz um esforço para construir, mas depois, para manter todos os anos, custa muito", destacou.

Chioro se reuniu com o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, e com 12 prefeitos da região. Mais tarde, participou da inauguração da unidade básica de saúde de Arrozal, em Piraí.

Fonte: Agência Brasil

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Lucas Alves/Secom RS
07/05/2024  07h51 Saiba como prevenir doenças como a leptospirose, após chuvas no RS
Contato prolongado com a água aumenta a chance de contaminação
Secom/PMPA
07/05/2024  07h49 Governo prepara linha de crédito para famílias no Rio Grande do Sul
Receita pretende adiar pagamento de tributos por empresas e MEIs
Reprodução/ Metrópoles
06/05/2024  17h27 Motorista de Porsche se entrega à polícia após 3 dias foragido
Empresário Fernando Sastre Filho foi preso nesta segunda (6) em São Paulo
Redes Sociais/ Reprodução
06/05/2024  15h55 Hamas diz aceitar cessar-fogo em Gaza após ameaça de Israel
A aceitação do acordo ocorre horas depois do exército israelense indicar invasão
Antônio Cruz/Agência Brasil
06/05/2024  11h21 Prefeituras deverão manter atualizadas dados sobre demanda por creches
A lei foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (6)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado