Enem 2015: família do candidato deve apoiá-lo e evitar cobranças | F5 News - Sergipe Atualizado

Enem 2015: família do candidato deve apoiá-lo e evitar cobranças
Brasil e Mundo 07/10/2015 19h00


Da Redação

Para conciliar estudo e trabalho, Lucas Martins, 17 anos, encontra em casa o apoio necessário na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A mãe de Lucas, Maria da Glória Martins, cuida das refeições e do ambiente para o filho estudar.

Além das aulas, Lucas faz estágio como menor aprendiz. “Estudo de manhã e trabalho à tarde. Se não fosse o apoio da minha mãe, ficaria perdido, sem ter ideia de por onde começar”, disse o estudante.

De acordo com Maria da Glória, o filho aproveita todos os intervalos para estudar. “Quando ele chega em casa, tem comida pronta, quentinha. Depois do almoço, ele estuda até a hora de ir para o trabalho”, afirmou. “A gente faz qualquer coisa, está do lado dele, dando apoio, incentivando porque é o futuro dele que está em jogo.”

Para o professor Rafael Batista, a família deve participar da preparação dos estudantes. “É importantíssimo que a família esteja com o candidato, que dê confiança”, disse. “O candidato não pode se sentir pressionado, cobrado demais porque já existe um peso muito grande nessa trajetória.”

Batista explica que a família ajuda ao oferecer a estrutura para o jovem estudar. “É importante que a família consiga sempre garantir um espaço adequado para o estudante, com silêncio, lugar para os livros”, destacou. “No dia da prova, a família precisa estar junto e fazer a rotina da casa se adequar à das provas.”

A rotina de Lucas nos dias do Enem já foi planejada pela família, desde o transporte até a hidratação. “No dia do Enem, o pai dele vai levá-lo, uma hora antes; ele vai levar lanche, água e suco”, disse Maria da Glória.

É um momento delicado, que pode mexer com a condição emocional do candidato a ponto dele pôr tudo a perder, por mais que tenha se dedicado ao longo do ano. Por isso, a família pode contribuir para reduzir a tensão pré-prova, demonstrando apoio e compreensão.

Especialistas ressaltam que o apoio dado durante todo o ano precisa ser reforçado. Nem todos os jovens expõem seus anseios e alguns têm maturidade para lidar melhor com situações como esta, aparentando calma. Algumas atitudes colaboram para tornar este período menos aflitivo:

·         Mostra confiança: A família deve dar sinais claros de que acredita na capacidade do vestibulando em ter um bom desempenho nas avaliações;

·         Não fazer comparações: Frases do tipo "seu primo passou em todas as universidades para as quais prestou vestibular" não ajudam. Nada pior para a autoestima do que ser comparado com outros;

·         Reduzir a pressão: Os dias que precedem as provas são angustiantes por si só e aumentar a pressão, repetindo seguidas vezes para seu filho o quanto é importante ser aprovado, só atrapalha. O contrário também não ajuda. Ficar o tempo todo dizendo "calma, tudo vai dar certo" não tranquiliza ninguém. Moderação é a palavra de ordem nesta fase;

·         Oferecer ajuda: Perguntar se o seu filho precisa de algo que possa ajudá-lo nesta etapa final é altamente recomendável. Ele pode pedir para que alguém faça perguntas a ele sobre determinado tema, por exemplo.

·         Acomodar a rotina da família: Todos em casa devem fazer um pacto para deixar o ambiente o mais favorável possível para o vestibulando, como fazer menos barulho em seus horários de estudo e de dormir;

·         Entender a mudança de humor: Seu filho poderá demonstrar nervosismo, desânimo e até certa agressividade neste período pré-vestibular;

·         Ficar atento à alimentação: Muitos vestibulandos exageram na etapa final, virando noites e pulando refeições. Os pais podem ficar atentos a isso, orientando sobre a importância de se alimentar e dormir corretamente;

·         Apoiar a logística: É valiosíssima a recomendação de se conhecer o local da prova, indo até o endereço, e definir como será a ida no dia da prova (se de transporte público ou de carro) antecipadamente;

·         Desestimular o estudo de véspera: Combine com seu filho, de forma antecipada, que o dia anterior à prova será dedicado a atividades relaxantes, como a ida a um parque pela manhã ou a um cinema no final da tarde, por exemplo, e que ele irá abrir mão de qualquer "olhada" nos livros e apostilas;

·         Passar mensagem de apoio: Seja na porta de casa, caso ele vá sozinho, ou na despedida diante do portão do local de prova, a última frase que seu filho deve ouvir é de total confiança em sua capacidade e apoio incondicional.

 

Esta é a terceira matéria da série sobre o Enem 2015. F5News já mostrou como administrar bem o tempo durante as provas e que para fazer uma boa redação, é importante saber ser crítico.

As provas do Enem ocorrem nos próximos dias 24 e 25 de outubro em todo o país. Este ano, por questões de segurança, o Ministério da Educação (MEC) definiu um novo horário de início das provas. Os portões de acesso às salas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, sempre no horário de Brasília. As provas serão entregues aos candidatos às 13h30.

*Com informações do MEC e do Colégio Motiva

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Reprodução Agência Brasil
04/05/2024  16h49 Cerca de 60% dos municípios do RS já foram afetados pelos temporais
Até o momento, 576 mortes foram confirmadas. Cerca de 350 mil localidades estão sem luz
Tomaz Silva/Agência Brasil
04/05/2024  12h54 Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio
Espetáculo terá início às 21h45 nas areias da Praia de Copacabana
Acervo Pessoal
04/05/2024  10h46 Tragédia no RS: grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida
Natália Anderle, Miss Brasil 2008, está desaparecida há quatro dias
Gilvan Rocha/Agência Brasil
04/05/2024  09h25 Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas
Evento climático extremo atinge o estado gaúcho desde início dessa semana
Reprodução TV Globo
04/05/2024  08h38 Justiça manda prender motorista de Porsche que causou acidente em SP
MP entrou com pedido pela prisão, que já havia sido negada duas vezes

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado