Especialista explica tratamento da incontinência urinária | F5 News - Sergipe Atualizado

Especialista explica tratamento da incontinência urinária
Brasil e Mundo 14/03/2018 17h53


Hoje (14) é o Dia Mundial da Conscientização sobre a Incontinência Urinária, campanha instituída para incentivar a divulgação de informações sobre prevenção, sintomas e também lembrar que há tratamento para a perda involuntária da urina. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a Incontinência Urinária atinge mais de 10 milhões de pessoas no Brasil.

O coordenador do Serviço de Urologia do Hospital de Cirurgia, Dr. Luciano Franco, explica que tanto mulheres quanto homens podem apresentar Incontinência Urinária. No sexo feminino, é mais frequente em mulheres acima dos 40 anos, principalmente as que tiveram parto normal, pois isso gera uma modificação na anatomia da pelve. Ele expõe que os dois tipos mais comuns são: Incontinência Urinária de esforço, que está associada ao esforço físico e ocorre quando a paciente espirra, tosse ou pega algum peso, e a de urgência, que ocorre porque depois de uma certa idade, a bexiga começa a ficar mais sensível, com isso a vontade de urinar surge mais rapidamente e às vezes não dá tempo de chegar ao banheiro.

Nos homens acontece com mais frequência a partir dos 50 anos de idade e, diferente das mulheres, só desenvolvem a Incontinência Urinária de urgência. “Com o aumento do volume da próstata, ocorre também uma mudança das terminações nervosas, então a bexiga fica mais sensível, podendo gerar Incontinência Urinária de urgência”, esclarece o Urologista. A partir dos 45 anos já é indicado que o homem faça uma avaliação prostática com o Urologista e se for detectado no momento certo, dificilmente desenvolverá a Incontinência. Importante ressaltar que o diagnóstico precoce pode retardar a evolução do quadro.

O tratamento da Incontinência Urinária varia de acordo com o tipo, a causa e a gravidade de cada caso, podendo ser controlada através de tratamento clínico e até mesmo de cirurgia. Dr. Luciano explica que “A avaliação preventiva anual é fundamental e tanto nos casos em mulheres quanto em homens, a prevenção é cuidar da saúde, fazer atividade física regular, principalmente aeróbica, para desenvolver a musculatura perineal e, consequentemente, aumentar a resistência, diminuindo assim a incontinência”, ressalta.

Recomenda-se ficar atento aos sintomas da Incontinência Urinária, dentre eles a dificuldade de segurar a urina ou o aumento do número de idas ao banheiro, devendo sempre procurar um Urologista para uma melhor avaliação.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Reprodução
08/05/2024  17h14 PL que cria lei Joca é aprovado em comissão da Câmara dos Deputados
Segundo o texto, pets que tiverem até 10 kg poderão viajar na poltrona do tutor
Gustavo Mansur/Palácio Piratini
08/05/2024  14h14 Chega a 100 o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul
Chuvas deixam mais de 163 mil desabrigados e 63,7 mil desalojados no sul do país
Divulgação
07/05/2024  20h22 Ambev paralisa produção de cerveja para envasar água potável para o RS
Nos últimos dias, a empresa já doou mais de 560 mil de litros de água para o Estado
Reprudução/ Metrópoles
07/05/2024  15h06 Ex-BBBs médicas vão ao RS para ajudar vítimas de enchentes
Amanda Meirelles, Marcela McGowan e Thelma Assis viajaram nesta terça-feira
Lucas Alves/Secom RS
07/05/2024  07h51 Saiba como prevenir doenças como a leptospirose, após chuvas no RS
Contato prolongado com a água aumenta a chance de contaminação

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado