Especialista faz alerta sobre importância dos oceanos para vida humana | F5 News - Sergipe Atualizado

Especialista faz alerta sobre importância dos oceanos para vida humana
Brasil e Mundo 08/06/2015 07h14


No dia 8 de junho comemora-se o dia Internacional dos Oceanos e também do Oceanógrafo. Mas será que a população conhece a importância que este imenso ecossistema tem em suas vidas? Para lembrar a data o oceanógrafo e mestre em Geodinâmica, Jonas Ricardo dos Santos, avisa que sem eles não seria possível existir vida humana. Para se ter uma ideia, aproximadamente 2/3 da população mundial vive atualmente a menos de 50km do mar, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Os oceanos são responsáveis pelo regulamento do clima, proporcionam alimentação, lazer, transporte e gera renda. Por conta disso, os oceanos são fundamentais para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos do planeta.

Essa faixa de terra litorânea correspondente a menos de 2% do território terrestre e abriga uma população de um pouco mais de 4 bilhões de pessoas. Os brasileiros seguem esta tendência mundial de ocupar áreas costeiras onde cerca de 50 milhões de pessoas, ou seja, 1/4 dos habitantes do País, moram em municípios da zona costeira brasileira, de acordo com o IBGE.

Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície terrestre, somam 97% da água do planeta, concentram um número imenso de espécies, mantêm um grande estoque de alimentos e guardam reservas minerais.

De acordo com oceanógrafo Jonas Santos, nos últimos anos os oceanos passaram a receber atenção especial no mundo por causa das mudanças climáticas e da consequente elevação do nível dos mares. “O oceano tem e continuará a ter uma influência significativa na regulação do clima, através da absorção, armazenamento e transporte de calor, dióxido de carbono e água. As alterações na circulação do oceano podem produzir mudanças consideráveis, anômalas e talvez irreversíveis no clima da terra”, avalia.

Muitos dos recursos minerais utilizados são extraídos do fundo do mar, como o magnésio, que é utilizado em ligas metálicas, especialmente com o alumínio. O bromo é utilizado na indústria alimentar, farmacêutica e fotográfica. O sal de cozinha (cloreto de sódio) é o mineral mais importante obtido diretamente a partir da água do mar. Além disso, o fundo dos oceanos poderá ser a principal fonte de areia para a construção civil e recuperação de praias nos próximos anos.

Jonas Ricardo ainda mostra que as algas marinhas produzem cerca de 55% do oxigênio do planeta, concorrendo até com a máxima que diz ser a Amazônia o "pulmão do mundo". “O excesso de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera é absorvido pelas águas. Por meio da fotossíntese as algas produzem muito mais oxigênio do que precisam, e quando há gás demais na água, ele é liberado para a atmosfera”, explica o oceanógrafo.

Assim como na superfície terrestre, o fundo do mar tem uma diversidade de relevo em suas bacias oceânicas como os montes submarinos, planícies abissais, cadeias montanhosas submarinas e fossas oceânicas que variam devido ao movimento das placas tectónicas da Terra.

Vida humana

O oceano e a humanidade estão fortemente interligados, pois dele obtemos alimento, medicamentos e recursos vivos e não vivos. Os oceanos criam empregos, produz economia para o país, e desempenha um importante papel na segurança nacional. Por eles são realizados importantes deslocamento intercontinental dos navios levando e trazendo os materiais de consumo do nosso dia a dia.

Dos oceanos também são retirados uma ampla diversidade de recursos vivos para as mais diversas utilizações. Muitas das algas e animais marinhos são utilizados para os mais variados fins. Por exemplo, as algas utilizadas na indústria do papel, fotográfica, alimentar e farmacêutica.

Preservação e conhecimento

Jonas Ricardo lembra que todos são responsáveis por protegê-los. “Ele sustenta a vida na Terra e o ser humano tem de viver de forma a contribuir para essa sustentabilidade. Ações individuais e coletivas são necessárias para gerir de modo eficaz os recursos do oceano, para que cheguem a todos”, ressalta.

Há muito para se descobrir e explorar dos oceanos, pois é o maior ecossistema e o menos explorado lugar do planeta. “Conhecemos menos de 10% de toda sua interação e dinâmica. Esta é a grande fronteira para os exploradores e investigadores da próxima geração, na qual encontrarão oportunidades significativas de pesquisa e investigação”, diz.

Para ele, compreender o oceano é mais do que uma simples questão de curiosidade. É necessário pesquisar, estudar e conhecer para se alcançar uma maior compreensão dos sistemas e processos. No decorrer dos últimos 50 anos, a exploração dos recursos marinhos aumentou significativamente, por que a utilização sustentável dos recursos disponíveis nos oceanos dependerá da compreensão do seu potencial e limitações.

As novas tecnologias, sensores e ferramentas potenciam a nossa capacidade de explorar o oceano.A utilização de modelos matemáticos constitui atualmente parte essencial das Ciências Marinhas. Os modelos contribuem para a compreensão da complexidade do oceano e da interação deste com o clima do planeta, na medida em que processam observações e ajudam a descrever interações entre os sistemas. “Conhecer mais os oceanos significa também investir na qualidade de vida, pois é sabido que sem eles não há vida. Desenvolver de forma sustentável é um dever de todos”, finaliza.

*Com informações do Georioemar

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Reprodução/ Metrópoles
06/05/2024  17h27 Motorista de Porsche se entrega à polícia após 3 dias foragido
Empresário Fernando Sastre Filho foi preso nesta segunda (6) em São Paulo
Redes Sociais/ Reprodução
06/05/2024  15h55 Hamas diz aceitar cessar-fogo em Gaza após ameaça de Israel
A aceitação do acordo ocorre horas depois do exército israelense indicar invasão
Antônio Cruz/Agência Brasil
06/05/2024  11h21 Prefeituras deverão manter atualizadas dados sobre demanda por creches
A lei foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (6)
Ascom CBMSE
05/05/2024  20h17 Bombeiros sergipanos iniciam missão para trabalho de resgate no RS
Governo disponibilizou recursos humanos, viaturas, botes e drones que serão usados nas buscas
Vaticano News
05/05/2024  19h25 Papa Francisco ora por vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul
“Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares”, disse o papa neste domingo (5)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado