Guerra na Ucrânia completa uma semana com avanço da Rússia e 830 mil refugiados | F5 News - Sergipe Atualizado

Internacional
Guerra na Ucrânia completa uma semana com avanço da Rússia e 830 mil refugiados
Ucrânia dá demonstração visível de resiliência em meio ao rastro de destruição
Brasil e Mundo | Por F5 News 02/03/2022 14h16 - Atualizado em 02/03/2022 14h36


No 7° dia da ofensiva de Moscou contra o território ucraniano, a Rússia aumentou o cerco a Kiev e deve intensificar a ação militar para tomar a cidade nas próximas horas. Enquanto isso, o centro de Kharkiv voltou a ser intensamente bombardeado pela artilharia russa na manhã (madrugada em Brasília) desta quarta-feira (2). As informações são do Estadão.

Antes da invasão, a inteligência dos EUA havia previsto um ataque devastador que mobilizaria rapidamente o vasto poder aéreo russo para dominar os céus da Ucrânia. Mas os primeiros sete dias confundiram essas expectativas e, em vez disso, apresentaram Moscou agindo muito mais delicadamente com seu poder aéreo.

“Eles não estão necessariamente dispostos a correr grandes riscos com seus próprios aviões e pilotos”, disse um alto funcionário de Defesa dos EUA, falando sob condição de anonimato.

Vastamente superada pelos militares da Rússia, em termos de números brutos e poder de fogo, a própria Força Aérea da Ucrânia ainda está voando, e suas defesas aéreas ainda são consideradas viáveis — um fato que desconcerta os especialistas militares.

A capacidade da Ucrânia de continuar voando jatos da Força Aérea é uma demonstração visível da resiliência do país diante de um ataque e tem sido um impulsionador do moral, tanto para seus próprios militares quanto para o povo ucraniano, dizem especialistas.

Rastro de Destruição

Apesar de recente, o confronto vem aumentando o número de vítimas a cada dia. Um balanço do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos, divulgado antes dos confrontos da madrugada, apontava que 136 civis morreram desde o início da invasão russa, incluindo 13 crianças, e 400 civis foram feridos -- 26 deles menores de idade. O número, de acordo com a própria ONU, deve estar subnotificado.

O último relatório dos militares russos sobre o avanço militar aponta que, desde o início da invasão, 1.502 alvos de infraestrutura militar ucraniana foram destruídos; 47 aviões foram obliterados ainda no solo (e 11 no ar); 472 tanques e outros blindados, bem como 62 lançadores de mísseis e 206 peças de artilharia e morteiros ucranianos foram destruídos.

Do lado ucraniano, uma estimativa das forças armadas indica que 5.840 soldados russos foram mortos em combate. 30 aviões e 31 helicópteros teriam sido destruídos, assim como 211 tanques, 355 carros,  862 veículos blindados, 85 peças de artilharia e duas embarcações.

Refugiados 

O caos do início se dissipou, mas milhares de ucranianos ainda esperam no frio para entrar na Polônia. Suas histórias misturam medo de uma guerra que não esperavam, mas também emoção pela solidariedade que encontraram.

De acordo com as Nações Unidas, mais de 830 mil pessoas fugiram para países vizinhos, especialmente para a Polônia.

As estradas do país ficaram congestionadas, com engarrafamentos às vezes agravados por postos de controle montados em vários municípios no oeste da Ucrânia por voluntários que temiam "provocações" russas.

"A viagem foi muito difícil. Aqui é mais tranquilo, mas o trajeto foi horrível", diz Katerina Zaporojets, uma trabalhadora de laboratório da cidade de Cherkasy (centro).

A Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira que concederá autorizações de residência temporárias aos refugiados ucranianos e lhes concederá direitos à educação e ao trabalho nos 27 países da União Europeia.
 

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Gustavo Mansur/Palácio Piratini
14/05/2024  11h19 Nível do Guaíba sobe 41 centímetros em apenas 24 horas
Gustavo Mansur/Palácio Piratini
14/05/2024  08h18 Vítimas da tragédia em Brumadinho autorizam repasse de R$ 2,2 mi ao RS
Concresul
14/05/2024  07h00 Governo suspende dívida do RS e perdoa juros por 36 meses
Pixabay/Ilustrativa
13/05/2024  13h59 Anatel abre consulta para ampliar prefixo 0303 nas ligações comerciais
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
13/05/2024  10h54 Educação: Inep divulga a data do Enem 2024; Confira 

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado