Idade mínima para participar de atividades dos Jogos Olímpicos sobe | F5 News - Sergipe Atualizado

Idade mínima para participar de atividades dos Jogos Olímpicos sobe
Brasil e Mundo 22/04/2016 18h14


Para participar de atividades dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, é preciso ter pelo menos 14 anos, diz Recomendação da Corregedoria Nacional de Justiça. O documento fixa as regras para a participação de menores de idade nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, bem como nos eventos correlatos à competição. Até abril de 2015, a idade mínima necessária era 12 anos.

Os menores poderão desempenhar atividades como, por exemplo, acompanhamento de atletas, ser porta-bandeiras, gandulas, amigos de mascotes, condutores de tocha e fazer performances culturais. 

Publicada quarta-feira (20), a recomendação atualiza o conteúdo de documento semelhante, editado em abril do ano passado. A recomendação foi foi feita com a colaboração de representantes da Justiça do Trabalho e do Comitê Organizador dos Jogos. O entendimento é que essa é a idade estipulada legalmente, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para o trabalho na condição de aprendiz.

O documento define que chefes de missão ou delegação poderão ser responsáveis pelos menores que os acompanham durante o período de competições – desde que com a devida permissão de um dos pais ou do responsável legal. A expectativa da organização dos Jogos Rio 2016 é de que 2 mil atletas com idade inferior a 18 anos participem das disputas nas diversas modalidades olímpicas e paralímpicas.

O texto também fixa as regras para circulação de menores, nacionais e estrangeiros, nas arenas onde se realizarão as competições na cidade do Rio de Janeiro e nas outras cinco capitais que receberão disputas. Menores de 12 anos, somente acompanhados de maiores. Os maiores 12 anos poderão ingressar nos locais desacompanhados.

A partir das regras gerais estipuladas pela Corregedoria, os Juizados da Infância e da Juventude das Comarcas do Rio de Janeiro, de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Manaus e Brasília terão até o dia 31 de maio para publicar portarias para normatizar a questão da circulação de menores em sua jurisdição.

Fonte: Agência Brasil

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Ascom CBMSE
05/05/2024  20h17 Bombeiros sergipanos iniciam missão para trabalho de resgate no RS
Governo disponibilizou recursos humanos, viaturas, botes e drones que serão usados nas buscas
Vaticano News
05/05/2024  19h25 Papa Francisco ora por vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul
“Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares”, disse o papa neste domingo (5)
Reprodução Redes Sociais
05/05/2024  19h20 Bolsonaro é internado pela segunda vez com infecção de pele em Manaus
Ex-presidente foi internado com um quadro de erisipela e segue em observação
Giulian Serafim / PMPA
05/05/2024  17h58 20 mil pessoas são resgatadas de enchentes no Rio Grande do Sul
Trabalho de resgate é feito pelo ar, por terra e com embarcações nos municípios devastados
Ricardo Stuckert/Presidência
05/05/2024  13h26 Lula sobrevoa áreas atingidas por enchentes no Rio Grande do Sul
Comitiva acompanhará operações de socorro a vítimas de enchente

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado