Jogos de 2016 terão estrutura antiterror em todos locais de provas | F5 News - Sergipe Atualizado

Jogos de 2016 terão estrutura antiterror em todos locais de provas
Brasil e Mundo 26/11/2015 17h27


Da Redação

O chefe do Comando de Operações Especiais do Exército, general Mauro Sinott, apresentou hoje (27), na Escola de Guerra Naval (EGN), no Rio de Janeiro, o planejamento de ações antiterror que será executado durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O militar disse que em todos os locais de competições haverá uma estrutura especifica antiterror. Ele explicou que a distribuição de centros de enfrentamento ao terrorismo se dará a partir do Comando Conjunto de Prevenção e Combate ao Terrorismo, ligado ao Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro.

Nas cidades-sede onde ocorrerão as partidas de futebol e nas áreas de provas olímpicas no Rio de Janeiro existirão os chamados Centros de Controle Tático Integrado (CCTI). De acordo com o general Sinott, “toda a estrutura de força do Ministério da Defesa estará fracionada em cada local de competição, com condições para agir junto das forças de segurança pública em caráter de pronta resposta, o que é fundamental”.

O militar disse ainda que a partir dessa estratégia todo o trabalho das Forças Armadas, especialmente no setor de Defesa Química, Bacteriológica, Radiológica e Nuclear, poderá ser aliada ao trabalho de segurança pública. O general Sinott ressaltou a importância do trabalho integrado que vem sendo desenvolvido pelos diversos órgãos de segurança.

“Conseguimos construir um ambiente de interação com todas as forças de segurança pública, num formato de integração total para podermos ter agilidade, não só nas ações de inteligência como também para o emprego da força, caso seja preciso”, afirmou.

O comandante de Operações Especiais do Exército falou também sobre o plano que será executado pelo Ministério da Defesa, em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o Ministério da Justiça, com a finalidade de capacitar pessoas envolvidas em diversas atividades durante os Jogos para que estejam alertas a situações suspeitas e denunciem.

As ações de enfrentamento ao terrorismo do Ministério da Defesa para os Jogos Rio 2016 foram apresentados durante um encontro internacional promovido pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos do Ministério da Justiça, que reuniu durante três dias, na Escola de Guerra Naval, no Rio, representantes de mais de 70 países que participarão das competições no ano que vem.

Fonte: Agência Brasil 

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Reprodução TV Globo
04/05/2024  08h38 Justiça manda prender motorista de Porsche que causou acidente em SP
MP entrou com pedido pela prisão, que já havia sido negada duas vezes
Freepik/Ilustrativa
03/05/2024  15h29 Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS
Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública após as enchentes
Joédson Alves/ Agência Brasil
03/05/2024  15h02 Concurso Nacional Unificado pode ser adiado no Rio Grande do Sul
Decisão deve sair nas próximas horas, diz ministro Paulo Pimenta
Arte/Agência Brasil
03/05/2024  14h53 Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações
A organização do concurso prevê o preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
Reprodução Redes Sociais
03/05/2024  08h30 Água avança, enche rios, rompe represas e amplia o caos no RS
Chuvas já provocaram ao menos 29 mortes e 60 pessoas estão desaparecidas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado