Ministério vai ampliar vacinação de febre amarela fora de áreas de risco | F5 News - Sergipe Atualizado

Ministério vai ampliar vacinação de febre amarela fora de áreas de risco
Brasil e Mundo 30/03/2017 19h36


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse hoje (30) que o governo vai disponibilizar a vacina contra a febre amarela para toda a população, mesmo fora das áreas de risco da doença. Segundo ele, as notícias causam um “alarde desnecessário e as pessoas ficam ansiosas e querem se vacinar”.

“Nós vamos dar uma solução para isso, mas não é necessário que a pessoa que está em uma área de não recomendação vá procurar a vacina, ela não está correndo nenhum risco”, disse o ministro.

Ele alertou ainda que a vacina tem efeitos adversos e que as pessoas que não precisam da dose contra febre amarela, ao se vacinar, estão correndo um risco desnecessário. Barros participou hoje do 3º Encontro da Rede Nacional de Especialistas em Zika e doenças correlatas (Renezika), em Brasília.

“O Rio de Janeiro vacina 4,5 mil pessoas por mês nas unidades durante a rotina e agora está vacinando 6 mil por dia. Então, é preciso dispor dessas vacinas porque as pessoas estão indo nas unidades, embora o Rio de Janeiro não seja uma área de recomendação de vacinação. E para esses casos estamos adotando uma nova estratégia”, disse.

Barros contou que, como não há planejamento para essa demanda espontânea, ele pediu hoje aos secretários de saúde estaduais e municipais que façam um levantamento a respeito das doses necessárias para atender a população. “Essa ansiedade é natural e o ministério entende isso e, embora não esteja no protocolo de vacinação, nós vamos atender. É uma questão de conforto ao cidadão que o Estado vai providenciar”, disse.

Não há previsão de quando as vacinas estarão disponíveis para todos nem da estratégia que será adotada. Segundo Barros, isso dependerá da quantidade de doses necessárias e de um planejamento para não desperdiçar as vacinas.

O ministro contou ainda que a vacinação é universal em 19 estados do Brasil e que o governo estuda, para o ano que vem, vacinar todas as crianças, mesmo onde não há recomendação.

Segundo Barros, não há falta de vacinas nas unidades de saúde das áreas de risco e para a vacinação de rotina, como os casos de viajantes. “Não há falta de vacina, elas estão sendo entregues dentro da cota estabelecida para a vacinação regular e atendimento do protocolo. Mas, se as pessoas buscam mais vacinas, essa cota tá sendo utilizada para isso”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Rovena Rosa/Agência Brasil
18/05/2024  16h16 Campanha busca mobilizar população contra violência sexual infantil
Especialistas defendem educação sexual nas escolas
Reginaldo Teixeira/TV Globo
18/05/2024  08h03 Saúde do ator Tony Ramos é estável, diz boletim médico
Tony Ramos começou a passar mal na quinta-feira e passou por procedimento 
Gustavo Mansur/Palácio Piratini
18/05/2024  07h28 RS construirá "cidades temporárias" para acolher vítimas das enchentes
Áreas serão montadas nos 4 municípios com mais desabrigados
 Marcello Casal Jr/Agência Brasil
18/05/2024  07h24 Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 30 milhões
O sorteio acontecerá às 20h, horário de Brasília, em São Paulo
Reginaldo Teixeira/TV Globo
17/05/2024  07h26 Tony Ramos passa por cirurgia no cérebro; estado de saúde é estável
Ator foi internado nesta quinta (16) para tratar um sangramento intracraniano

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado