Oposição começa busca por assinaturas para CPI mista da corrupção | F5 News - Sergipe Atualizado

Oposição começa busca por assinaturas para CPI mista da corrupção
Brasil e Mundo 11/08/2011 16h51


Os partidos de oposição no Senado e na Câmara dos Deputados decidiram começar nesta quinta-feira (11) a coleta de assinaturas para a criação de uma comissão parlamentar mista para investigar corrupção no Executivo. Por meio de site multipartidário na internet, os oposicionistas querem ainda informar a sociedade sobre o andamento da mobilização, inclusive divulgando os nomes de senadores e deputados que apoiarem o requerimento.

- O site servirá para mostrar à população quem quer e quem não quer investigar essa sucessão de fatos escandalosos que têm acontecido - comentou o senador Demostenes Torres (GO), líder do DEM.

A iniciativa da CPI mista foi anunciada após reunião na liderança do PSDB do Senado, ao final da manhã, com integrantes da oposição nas duas Casas. Os líderes consideram insuficiente a estratégia do governo de estimular a vinda de ministros ao Congresso para prestar esclarecimentos sobre as denúncias. Consideram também que a corrupção está espalhada em diversos setores do governo e, por isso, deve ser criada uma CPI abrangente.

- Por isso será uma CPMI abrangente sobre todos os assuntos que estão sendo denunciados, inclusive sobre a questão da [área] saúde, que nem ao menos foi mencionada - comentou o senador José de Agripino (DEM-RN).

Para que uma CPI mista possa ser criada, são necessárias as assinaturas de pelos menos 27 senadores e 171 deputados. Mesmo com o insucesso das recentes tentativas de criação de CPIs em cada uma das Casas, os líderes acreditam que será possível conquistar o número regimental necessário. Para o líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto (BA), a disseminação das denúncias favorece o êxito na busca de assinaturas.

Dissidentes

A oposição conta ainda com o apoio de dissidentes da base governista, especialmente de integrantes do PR ainda insatisfeitos com a exposição do partido em decorrência das denúncias que forçaram a saída do ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, indicado pelo partido e que agora reassumiu o cargo de senador. Conforme Agripino, houve maior imputação sobre o PR, embora os erros estejam diluídos entre diversos partidos da base

- Aqueles que quiserem passar a limpo a sua história, como o PR, vão caminhar para assinar um instrumento de verificação de onde está a culpa. É um instrumento de legítima defesa e de aquisição de um discurso para evitar a morte do partido - avaliou Agripino.

CPI dos Transportes

A iniciativa da CPI mista não significa que devem ser deixados esforços para investigações específicas em cada Casa. Demostenes Torres informou que faltam apenas duas assinaturas no requerimento para criar a CPI dos Transportes no Senado e outras cinco para CPI do BNDES.

Da Agência Senado

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Istock
26/04/2024  08h44 Embrapa propõe políticas para reaproveitamento de pastagens degradadas
Empresa pública completa 51 anos nesta sexta-feira
reprodução/redes sociais
26/04/2024  08h30 Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa pelo menos 10 mortos
Pelas redes sociais, bombeiros informam que fogo foi controlado
Freepik/Ilustrativa
25/04/2024  18h30 Com tributária, botox terá redução de 60% na alíquota do IBS e da CBS
A substância também é indicada para o tratamento de microcefalia e paraplegia
Reprodução / Redes sociais
25/04/2024  11h06 Morte do cão Joca: Gol deve dar explicações ao Ministério da Justiça
Golden Retriever morreu após ser embarcado em voo errado da companhia
Hugo Barreto/Metrópoles
25/04/2024  10h41 Quase 600 mil crianças de 0 a 4 anos passam fome no Brasil, diz Pnad
Fome também afeta 1,765 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos no País

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado