Senado aprova entrada forçada em imóveis para combate ao Aedes | F5 News - Sergipe Atualizado

Senado aprova entrada forçada em imóveis para combate ao Aedes
Brasil e Mundo 31/05/2016 21h21


O plenário do Senado aprovou hoje (31) medida provisória (MP) que permite a entrada forçada de agentes de combate a endemias a imóveis abandonados para combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, febre chikungunya e Zika. Já aprovada pela Câmara, a matéria segue, agora, para sanção presidencial.

Pela proposta, fica autorizada a entrada de autoridades em imóveis públicos e privados considerados foco de mosquitos transmissores das doenças. Quando for necessário, o agente público poderá requerer auxílio à autoridade policial.

A medida será aplicada nos casos de imóveis em situação de abandono, na ausência de pessoa que possa permitir o acesso após duas visitas comunicadas dentro do intervalo de dez dias e nos casos de recusa, negativa ou impedimento de acesso do profissional do imóvel.

O texto estabelece o sábado como dia de realização de atividades de limpeza dos imóveis, a necessidade de campanhas educativas, em especial às gestantes, de orientação à população.

Também prevê a criação do Programa Nacional de Apoio ao Combate às Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti (Pronaedes). O programa visa a financiar projetos com recursos de doações dedutíveis do Imposto de Renda.

A medida provisória prevê ainda concessão de Benefício de Prestação Continuada (BPC) temporário, por prazo máximo de três anos, à criança com microcefalia por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O benefício será concedido a famílias de baixa renda e depois do período da licença-maternidade, que passa a ser de 180 dias para as mães. A concessão vale para todas as seguradas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Fonte: Agência Brasil

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Reprodução / Redes sociais
21/05/2024  09h52 Mentor do sumiço de advogada era amante dela e armou cilada, diz MPRJ
MPRJ denunciou 4 pessoas pelo sumiço de Anic Herdy, desaparecida há três meses. Mentor era funcionário do marido da advogada
José Cruz/Agência Brasil
21/05/2024  06h57 PGR denúncia nove envolvidos em bloqueios de rodovias após eleições
Grupo parou estradas em Santa Catarina contra vitória de Lula
Reprodução/ AgNews
20/05/2024  10h24 Foliã processa Ivete Sangalo após ser “esmagada” por bloco em Salvador
A coluna teve acesso aos autos, com exclusividade, e descobriu detalhes do caso
Reprodução TV Globo
20/05/2024  09h57 Adolescente de 16 anos mata a tiros e facadas pais adotivos e a irmã
Menor teria confessado que praticou o crime na noite de sexta (17) após discussão
Getty Images
20/05/2024  07h13 Presidente do Irã morre em queda de helicóptero
Morte foi confirmada após equipes chegarem ao local do acidente

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado