Terroristas planejavam ataque com explosivos em Barcelona | F5 News - Sergipe Atualizado

Terroristas planejavam ataque com explosivos em Barcelona
Catorze pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas
Brasil e Mundo 18/08/2017 16h30 - Atualizado em 18/08/2017 17h30


Por F5 News

Os terroristas responsáveis pelo atentado em Barcelona estavam há meses planejando um ataque com explosivos na cidade, informou nesta sexta-feira (18) a polícia espanhola. De acordo com as informações, algo deu errado. Uma casa onde havia vários cilindros de gás butano, em Alcanar (província de Tarragona), explodiu na noite da quarta-feira (16), e segundo as autoridades locais, fez com que os terroristas atuassem de forma "desesperada" em Barcelona e Cambrils, com atropelamentos em massa.

Ao todo 14 pessoas morreram nos atentados e mais de 100 ficaram feridas - 65 permanecem internadas, muitas em estado grave.

Na explosão, um terrorista morreu e sete pessoas ficaram feridas. Outros cinco foram abatidos pela polícia em Cambrils, também em Terragona, todos usavam coletes com explosivos falsos. Outros quatro homens foram presos suspeitos de pertencer ao mesmo grupo. Três são de origem marroquina e um nascido na cidade espanhola de Melilla, alguns deles com antecedentes por delitos comuns.

Por enquanto, não foi possível identificar o motorista da van usada no atentado em Barcelona, informou o responsável da polícia regional catalã, Josep Lluís Trapero. Mas a polícia investiga se ele é um dos cinco que foram mortos em Cambrils.

Veja o que se sabe até agora:

O que aconteceu em Barcelona?

O ataque começou às 16h50 hora local (11h50 no horário de Brasília). Testemunhas descreveram que viram uma van branca ziguezagueando em alta velocidade na área de pedestres, deliberadamente atingindo pessoas, atirando muitas ao chão e fazendo com que outras fugissem para se proteger em lojas e cafés.

A agência de proteção civil espanhola informou que as vítimas são de pelo menos 24 países, entre eles Espanha, França, Alemanha, Holanda, Argentina, Venezuela, Bélgica, Austrália, Hungria, Peru, Romênia, Irlanda, Grécia, Cuba, Macedônia, China, Itália, Argélia. O Itamaraty informou que não há brasileiros entre as vítimas.

A van atropelou pessoas por um trecho de cerca de 500 metros na avenida Las Ramblas - um calçadão que cruza 1,2 km pelo centro de Barcelona - antes de parar na frente de um famoso mosaico do artista Joan Miró. O calçadão é popular entre turistas por causa de suas lojas, bares e restaurantes.

Quem realizou o ataque de Las Ramblas?

O chefe da polícia local, Josep Lluís Trapero, disse que o motorista da van continua foragido, identificado pela mídia espanhola como Moussa Oukabir, de 18 anos. Ele é irmão do marroquino Driss Oukabir, uma das quatro pessoas presas por ligação com o incidente. Outro preso é do enclave espanhol de Melilla, no norte da África. A polícia não divulgou informações sobre as outras duas pessoas detidas.

A rede de televisão pública da Espanha RTVE informou que o veículo usado no ataque foi alugado na cidade. A polícia divulgou uma foto do homem que supostamente alugou a van, porém, a imprensa local informou que o jovem - identificado como Driss Oukabir - se entregou à polícia dizendo que seus documentos tinham sido roubados e usados sem o seu conhecimento.

Uma segunda van ligada ao ataque foi encontrada na pequena cidade de Vic, ao norte de Barcelona, disseram as autoridades.

O Estado Islâmico afirmou que os autores do atentado seriam "soldados" seus, de acordo com uma agência ligada ao grupo extremista. No entanto, não apresentou nenhuma prova.

O que aconteceu na cidade de Alcanar?

As autoridades disseram que havia uma ligação do ataque em Barcelona a uma forte explosão ocorrida na quarta-feira (17) à noite na cidade de Alcanar, a cerca de 200 km ao sul de Barcelona, que destruiu uma casa, deixando uma mulher morta e sete feridos.

A casa estava cheia de garrafas de propano e butano, informou o jornal espanhol El País. A imprensa local diz que as pessoas que ocupavam a casa supostamente preparavam explosivos.

O que ocorreu em Cambrils?

Na madrugada desta sexta-feira (noite de quinta-feira no Brasil), a polícia da Catalunha informou que matou cinco suspeitos em uma operação para impedir um possível atentado em Cambrils, uma cidade turística a 120 km de Barcelona.

"Trabalhamos com a hipótese de que os fatos de Cambrils se referem a um ataque terrorista. Abatemos os supostos autores", comunicaram os Mossos d'Esquadra, como é conhecida a polícia catalã, em sua conta no Twitter.

Neste episódio, o carro com os homens - que usavam coletes com bombas falsas, tinha atropelado civis antes de ser parado a tiros pela polícia. As autoridades informaram que sete pessoas foram feridas, entre elas um policial, e uma das vítimas, uma mulher, morreu. Com isso, somam-se 14 mortos de civis em Cambrils e Barcelona.

Fontes policiais citadas pela Televisión Española disseram que os suspeitos mortos teriam tentado realizar um ataque de atropelamento em um calçadão turístico de Cambrils semelhante ao de Barcelona. Os Mossos afirmaram no Twitter que "os terroristas abatidos em Cambrils estariam relacionados com os fatos registrados em Barcelona e Alcanar".

Segundo o chefe de polícia Javier Zaragoza, os envolvidos nos ataques de Barcelona e Cambrils não tinham antecedentes criminais.

*Com informações da EFE e BBC

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Reprodução Redes Sociais
29/04/2024  10h41 Ator francês Gérard Depardieu é preso por agressões sexuais
Duas mulheres denunciaram o ator por supostas agressões sexuais em 2014 e 2021
Vinicius Schmidt/Metrópoles
29/04/2024  10h02 Saiba quando termina onda de calor que atinge o Brasil
País enfrenta onda de calor pela quarta vez somente neste ano
Seduc
29/04/2024  09h52 Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira (29)
Exame será realizado em 25 de agosto em todos os estados do país
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
29/04/2024  06h00 Conheça as regras para o transporte aéreo de animais no Brasil
Após morte de Joca, Anac deve fazer revisão dos procedimentos
Fernando Frazão/Agência Brasil
27/04/2024  14h30 Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças
Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado