TIM e Oi reduzem tarifa de ligação para evitar perda de clientes | F5 News - Sergipe Atualizado

TIM e Oi reduzem tarifa de ligação para evitar perda de clientes
Brasil e Mundo 04/11/2015 18h47


Menos de uma semana depois de a TIM anunciar a redução de preços de ligação para operadoras concorrentes, a Oi comunicou nessa terça-feira (3) a reformulação de seus planos de voz, igualando tarifas nas categorias pré e pós-pagos. A decisão tomada pelas duas operadoras tem como reflexo a redução da tarifa de interconexão (VU-M) promovida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A partir de fevereiro de 2016, essa tarifa, hoje em R$ 0,16, passará a R$ 0,10. Em 2017, cairá a R$ 0,05. O valor é cobrado nas ligações entre operadoras diferentes.

A crise econômica acelerou o movimento das empresas, uma vez que os usuários buscam reduzir seus custos. As operadoras também querem inibir a troca de chips que permite ligações mais baratas

No caso da Oi, a nova tarifa das chamadas, R$ 0,30 por minuto, representa uma queda de 80% em alguns casos - o que a companhia espera compensar com a expansão de sua base de clientes. A estratégia inclui ainda pacotes com quantidades preestabelecidas de minutos e dados móveis.

As novas ofertas da Oi incluem planos pré-pagos diários, semanais e mensais. O valor médio da ligação entre usuários de operadoras diferentes era de R$ 1,50, 40 vezes mais caro que uma chamada de TIM para TIM, por exemplo.

A TIM ampliou a oferta de dados nos pacotes e acabou com as tarifas de roaming (DDD) nacional para planos pós-pagos. "Terá uma disputa por quem consolida esse mercado", diz o presidente da TIM, Rodrigo Abreu.

Mudança de estratégia

Assim como o resto do setor, a TIM vem enfrentando uma transição, com o aumento do uso de dados pelos usuários em detrimento dos serviços de voz. Atualmente 65% da receita da operadora ainda vem de voz e receitas regulatórias (interconexão), mas Abreu já aposta em uma mudança dessa composição pela primeira vez no ano que vem. "Esperamos que as receitas de dados passem a responder pela maior parte das receitas da companhia", disse.

No terceiro trimestre deste ano os clientes da TIM falaram 13% menos minutos no celular no período, enquanto os bytes de uso de dados subiram 30%. Segundo Abreu, hoje a elevação da receita de dados gerada por usuário praticamente compensa as perdas com voz, mas a queda na interconexão joga a receita de serviços para baixo. O executivo estima que o pico dessa queda esteja próximo e que, com o avanço continuo do faturamento de dados, a receita total de serviços volte a subir.

A TIM acredita que cerca de 11% das 265 milhões de linhas de telefonia móvel (voz) existentes hoje vão desaparecer nos próximos dois a três anos no País. A mudança está ligada à popularização do uso de aplicativos de mensagens e ao maior uso de smartphones. A perspectiva de que os usuários abandonem o hábito de uso de mais de um chip de celular para economizar nas ligações levou a empresa a reformular seu portfólio.

Na sexta-feira passada, a TIM anunciou o fim da cobrança de tarifas diferenciadas em ligações para as concorrentes. A novidade é a arma da operadora para o fim de ano. "Esse certamente será um Natal mais duro que o de 2014", diz o presidente da TIM.

Para Abreu, 2016 ainda será um ano difícil para o setor, mas com perspectiva de alguma melhora na inflação. A alta de preços pressiona o bolso do consumidor de baixa renda e os custos com itens como energia, pessoal e aluguéis. A TIM planeja investir R$ 14 bilhões no País de 2015 a 2017.

*com informações da Agência Estado

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