Veja como foram as celebrações do Dia da Independência em Brasília | F5 News - Sergipe Atualizado

Veja como foram as celebrações do Dia da Independência em Brasília
Brasil e Mundo 07/09/2015 09h51


A presidenta Dilma Rousseff abriu por volta das 9 horas o desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios. Ela chegou ao palanque de autoridades no Rolls Royce presidencial aberto, acenando para o público. Ela foi recebida pelo vice-presidente da República, Michel Temer, pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner, e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Logo após a chegada da presidenta, começaram os ritos oficiais, com a fanfarra dos dragões da independência tocando o Hino Nacional acompanhada do coral dos alunos do Colégio Militar de Brasilia. Este ano, os atletas paralímpicos são os responsáveis por levar o fogo simbólico.

Ao todo, 3 mil militares, entre homens e mulheres, desfilaram sob o som das bandas do Batalhão de Polícia do Exército e do Batalhão da Guarda Presidencial. Um dos momentos mais aguardados do desfile é a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que volta à parada após dois anos sem participar.

Durante o desfile, o Exército fez uma homenagem aos 70 anos da Força Expedicionária Brasileira com comboio de 26 viaturas históricas utilizadas durante a Segunda Guerra Mundial, algumas delas vieram de Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte.

Já se apresentaram as bandas musicais escolares e as tropas a pé da Marinha, do Exército e da Força Aérea. Também já desfilou a pirâmide humana da Polícia Militar do Distrito Federal, com 30 homens.

Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) também já sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios. As aeronaves KC 130 Hércules e caças F5 e A1 voaram baixo pelo centro de Brasilia. O desfile da aeronáutica ainda conta com apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

A presidenta Dilma Rousseff assiste a todo o desfile ao lado do vice-presidente Michel Temer e do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. Também compõem o palanque de autoridades os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, da Defesa, Jaques Wagner, da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria Direitos Humanos, Pepe Vargas, além dos comandantes das três Forças.

Com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, foi encerrado no fim da manhã de hoje (7) o desfile do 7 de Setembro em Brasília. Os aviões escreveram a frase "Somos todos Brasil" no céu da Esplanada dos Ministérios.

Em seguida, as aeronaves fizeram várias manobras ao fim da parada. Pouco antes, desfilaram vários grupamentos de cavalaria da Polícia Militar do Distrito Federal e dos Dragões da Independência.

Todo o desfile durou cerca de 1h40 e transcreveu com tranquilidade, apesar de protestos contra o governo que aconteciam há cerca de 2 quilômetros do local. A presidenta Dilma Rousseff chegou em carro aberto e passou toda a parada acompanhada pelo vice-presidente Michel Temer e ministros.

Fonte: Agência Brasil

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Reprodução Redes Sociais
29/04/2024  10h41 Ator francês Gérard Depardieu é preso por agressões sexuais
Duas mulheres denunciaram o ator por supostas agressões sexuais em 2014 e 2021
Vinicius Schmidt/Metrópoles
29/04/2024  10h02 Saiba quando termina onda de calor que atinge o Brasil
País enfrenta onda de calor pela quarta vez somente neste ano
Seduc
29/04/2024  09h52 Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira (29)
Exame será realizado em 25 de agosto em todos os estados do país
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
29/04/2024  06h00 Conheça as regras para o transporte aéreo de animais no Brasil
Após morte de Joca, Anac deve fazer revisão dos procedimentos
Fernando Frazão/Agência Brasil
27/04/2024  14h30 Pediatras dão dicas de como evitar quedas de crianças
Em dez anos, internações no SUS por esse motivo passaram de 335 mil

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado