Pecuária: Sergipe terá programa de melhoramento genético em 30 municípios | F5 News - Sergipe Atualizado

Sealba Agroshow
Pecuária: Sergipe terá programa de melhoramento genético em 30 municípios
Em 4 anos, serão distribuídas 12 mil doses de sêmen através da Conafer
Conteúdo Especial | Por Will Rodriguez 11/02/2022 13h47 - Atualizado em 11/02/2022 14h03


O governo de Sergipe e a Conafer (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais) assinaram um acordo de cooperação técnica que envolve 30 municípios para distribuição de 12 mil doses de sêmen pelo programa +Pecuária Brasil em quatro anos. O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (11) durante a Sealba Agroshow, no município de Itabaiana, no agreste sergipano.

Segundo o presidente da Conafer, Carlos Lopes, o melhoramento genético responde à demanda por sustentabilidade ambiental, uma vez que, é possível ter maior produção ocupando menor área, e de forma simultânea, fortalecer socioeconomicamente toda a cadeia produtiva da agropecuária bovina.

"Trazemos a mudança do pacote tecnológico. Isso só se dá com acessando a contemporaneidade, saindo do conservadorismo e indo para aquilo que está disponível no mercado de melhor no âmbito de produção de leite e carne", disse Lopes ao F5News.

O rebanho bovino em Sergipe somava 1 milhão de cabeças até 2021, segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura. O programa será operacionalizado pela Emdagro.

O secretário da Agricultura, Zeca da Silva, acredita que a iniciativa vai proporcionar aumento na produtividade do plantel, além do crescimento e diversificação da indústria de laticínios.

"A Emdagro vai operacionalizar o programa para pequeno e médio produtor. Os municipios devem ser escolhidos até a próxima semana, logicamente, relacionado ao tamanho de cada município, e em mais um mês estaremos iniciando o +Pecuária", afirmou o secretário.

A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças.

"Estamos tratando de reprodução animal, que compreende a identificação do animal, a preparação para a prenhez, porque é um animal que vai entrar no ciclo reprodutivo. Nós acreditamos que na proxima feira já temos resultados desses produtos aqui", apontou o presidente da Conafer.

O programa é uma parceria com a ALTA GENETICS, líder mundial em inseminação artificial.

Sealba Agroshow

A Sealba Agroshow é um evento promovido pela Faese com a correalização do Sebrae Sergipe, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Sergipe) e a Prefeitura de Itabaiana. A programação discute assuntos ligados à uma das áreas de maior potencial agrícola do país, que engloba os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia.

O evento conta com patrocínio do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Governo de Sergipe, Banese, Banco do Nordeste e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O portal F5News assina a cobertura editorial desta edição. 

Mais Notícias de Conteúdo Especial
Divulgação
25/04/2024  12h29 População de Carira elogia serviços ofertados no 26º "Sergipe é aqui"
Governo de Sergipe
18/04/2024  05h00 Município de Carira recebe a caravana do ‘Sergipe é Aqui’ nesta sexta-feira
Freepik/Ilustrativa
23/03/2024  12h00 Transtornos mentais estão entre principais causas de afastamento do trabalho
Assessoria de Comunicação
06/11/2023  09h53 Sergas inicia negociações para fornecimento de biometano em Sergipe
imagem F5News
03/11/2023  10h27 A efeméride de Simpliciano 

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado