Sergas inicia negociações para fornecimento de biometano em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Informe Publicitário
Sergas inicia negociações para fornecimento de biometano em Sergipe
Esse projeto se iniciará por Lagarto atendendo a demanda do empresariado da região
Conteúdo Especial 06/11/2023 09h53 - Atualizado em 06/11/2023 10h19


Na última terça-feira, 31 de outubro, o diretor-presidente da Sergas, José Matos, acompanhado do gerente comercial, Pablo Yutaka Ysobe Matsuo, visitou as instalações da empresa Orizon Valorização de Resíduos em São Paulo. Durante a visita, os gestores se reuniram com a diretoria da empresa, incluindo o CEO Milton Pilão, o diretor de engenharia e implantação, Jorge Elias, a gerente de engenharia e energia, Caroline Pinho, o gerente de operações, Diogo Arantes, e o superintendente da região Nordeste, Gustavo Soares.

Além disso, os representantes da Sergas realizaram uma visita técnica ao Ecoparque Paulínia, um aterro sanitário com tecnologia avançada para o tratamento e valorização de resíduos. A visita possibilitou as discussões sobre a viabilidade de fornecer biometano produzido pela Orizon no Ecoparque Sergipe, localizado na cidade de Rosário do Catete.  

Ao visitar e conhecer o potencial da Orizon e do biogás, o diretor-presidente da Sergas, José Matos, esclareceu que, com a nova modelagem econômica após a aprovação da nova Lei do Gás e a subsequente abertura do mercado, a Sergas busca novos parceiros e a diversificação da matriz energética para o seu fornecimento. “O conceito discutido entre a Sergas e a Orizon visa garantir segurança energética para os consumidores de biometano e gás natural em Sergipe, trazendo flexibilidade operacional e redução da pegada de carbono para os futuros consumidores. Essas tratativas representam um passo fundamental na direção de um futuro energético mais limpo e diversificado para Sergipe e seus cidadãos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e o crescimento econômico do estado”.  

José Matos completa que nesse novo contexto, o gás natural oferece diversas oportunidades, e a Sergas está atenta aos novos players que ingressam no mercado. “O biogás, convertido em biometano, é uma realidade e representa mais uma oportunidade para a Sergas adquirir o gás natural em melhores condições por meio de uma variedade de fornecedores. Essa ação reforça o compromisso da companhia de expandir o uso do gás natural, interiorizando-o com a expansão de sua rede de gasodutos, incluindo uma estação estruturada e estratégica em uma cidade central, como é o caso de Lagarto, na região centro-sul do estado”, lembra.  

O CEO da Orizon, Milton Pilão, considera que as negociações estão sendo conduzidas de maneira profissional e madura pelas diretorias da Sergas e Orizon, projetando os passos necessários para a efetivação do projeto. Ele destaca a importância desse empreendimento para o mercado sergipano, com potencial para o uso de biometano e gás natural, contribuindo para a construção de um negócio sustentável e vantajoso para os consumidores de Sergipe, a distribuidora de gás local e a Orizon. “É uma parceria que será mutuamente benéfica e bem-sucedida”, pontua.  

Jorge Elias, diretor de engenharia e implantação da Orizon, salienta a importância desse projeto, pois representa uma parceria entre a Sergas e uma grande empresa no setor de destinação de resíduos. “A Orizon é atualmente a maior produtora de crédito de carbono do Brasil em resíduos sanitários e uma das maiores do mundo. Essa colaboração permitirá à Sergas introduzir tecnologia de ponta em Sergipe e contribuir para a preservação do meio ambiente por meio da utilização de energias renováveis. O projeto pode ser implementado de forma gradual para atender às atuais e futuras demandas por biometano e gás natural na região centro-sul do estado de Sergipe, contribuindo para a interiorização do gás no território sergipano e proporcionando maior estabilidade operacional e competitividade para a indústria local”, completa.  

Gustavo Soares, superintendente comercial para a região Nordeste da Orizon, acredita na possibilidade de fornecer biometano para Sergipe por meio da Sergas, proveniente do Ecoparque Sergipe, um projeto ambicioso no estado. “A expectativa é produzir inicialmente cerca de 70 mil m³/dia de biogás, podendo chegar a 120 mil m³/dia de biogás”.  

Visita Técnica ao Ecoparque Paulínia   

O Ecoparque Paulínia é um dos maiores aterros sanitários do Brasil, recebendo cerca de 4,5 mil toneladas de resíduos por dia e atendendo a aproximadamente trinta e seis municípios paulistas e cerca de 300 clientes privados. O Ecoparque opera com cerca de 270 funcionários diretos e 35 funcionários indiretos, funcionando 24 horas por dia, 365 dias por ano.  

Orizon   

Com uma presença no mercado desde 1999, a Orizon é uma referência em pioneirismo e oferece uma ampla gama de soluções integradas para a gestão e beneficiamento de resíduos, que incluem reciclagem, geração de biogás e energia elétrica. Seus ecoparques atuam como uma última linha de proteção ambiental, reduzindo a emissão de dióxido de carbono, tratando resíduos com potencial de reaproveitamento pela indústria e garantindo que o lixo não reaproveitável seja descartado de maneira ecologicamente adequada, evitando a contaminação de solos, rios, mares e ar.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mais Notícias de Conteúdo Especial
Divulgação
25/04/2024  12h29 População de Carira elogia serviços ofertados no 26º "Sergipe é aqui"
Governo de Sergipe
18/04/2024  05h00 Município de Carira recebe a caravana do ‘Sergipe é Aqui’ nesta sexta-feira
Freepik/Ilustrativa
23/03/2024  12h00 Transtornos mentais estão entre principais causas de afastamento do trabalho
imagem F5News
03/11/2023  10h27 A efeméride de Simpliciano 
Reprodução/ Agência Aracaju
01/11/2023  12h10 Procon Aracaju divulga variação de preços das flores para o Dia de Finados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado