220 toneladas de resíduos dos eventos juninos foram recolhidos pela Emsurb | F5 News - Sergipe Atualizado

Limpeza
220 toneladas de resíduos dos eventos juninos foram recolhidos pela Emsurb
Mais 250 profissionais, distribuídos em 24 equipes, trabalharam limpando a cidade
Cotidiano | Por Agência Aracaju 05/07/2023 18h30


Como parte do compromisso da Prefeitura de Aracaju de manter viva as tradições do ciclo junino na capital sergipana, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) garantiu, de maneira efetiva, os serviços de limpeza e organização nos espaços públicos utilizados para a realização de festividades juninas.

Nesta quarta-feira, 5, o órgão municipal realizou um levantamento do trabalho executado durante os dias de evento do Forró Caju 2023, na praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais; do Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia; e dos pontos de vendas de milho, em diversas localidades da cidade. Foram 218,1 toneladas coletadas nesses principais eventos realizados no mês de junho.

Segundo dados da Diretoria Operacional (Dirop) da Emsurb, mais 250 profissionais de limpeza, distribuídos em 24 equipes, trabalharam em turnos alternados para a execução dos serviços de limpeza urbana desses locais. As atividades que incluíram a varrição, roçagem, capinação e pintura de meio fio. Além do recolhimento de resíduos destinados à reciclagem, equipes itinerantes aturam especificamente em pontos de venda milho.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, pontua que a execução desses serviços faz parte do plano operacional elaborado pela empresa dedicado à limpeza e organização dos tradicionais eventos da capital, como o Forró Caju 2023, Arraiá do Povo e também com o foco no recolhimento de resíduos típicos do mês de junho.

“O nosso propósito foi manter os espaços limpos para que as pessoas, de modo geral, pudessem circular pelo comércio, avenidas e ruas higienizadas durante qualquer turno, mesmo com a realização dos eventos de grande porte. É a cultura nordestina sendo reafirmada e celebrada; e a Emsurb garantindo a organização e o bem-estar das pessoas nos espaços públicos. Nosso trabalho continua no Arraiá do Povo, com a prorrogação da festa do Governo do Estado”, salienta.

Forró e sustentabilidade
No que diz respeito ao quesito descarte correto de resíduos recicláveis, a Emsurb registrou o recolhimento de 40,7 toneladas de lixo no Forró Caju; 121,4 toneladas no Arraiá do Povo e 56 toneladas em pontos de venda de milho. Para isso, a empresa disponibilizou caixas estacionárias, com capacidade para até 5 m³; Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e destinados exclusivamente para depósito de resíduos recicláveis.

Para complementar as atividades, a Emsurb também disponibilizou dois caminhões coletores. Além disso, a iniciativa de implantação do Forró caju Recicla conseguiu dar o destino correto a quase duas toneladas de latas de alumínio que foram compradas de catadores diretamente do evento, iniciativa que garantiu renda aos catadores,.

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/Ilustrativa
29/04/2024  19h30 Procon Aracaju divulga levantamento de preços do gás de cozinha
Jonatha Dionísio
29/04/2024  18h31 Feirinha da Gambiarra acontece neste sábado (4) em Aracaju
SSP/Reprodução
29/04/2024  17h57 Operação Dupla Face prende quadrilha que lesava grandes empresas no Brasil
Reprodução
29/04/2024  17h45 Repórter da Globo é demitido após ser acusado de assédio sexual
14 mil doses da vacina contra a dengue chegam a Sergipe
29/04/2024  17h11 14 mil doses da vacina contra a dengue chegam a Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado