78ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria abre Semana da Pátria 2015 | F5 News - Sergipe Atualizado

78ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria abre Semana da Pátria 2015
Cotidiano 01/09/2015 15h38


Demonstrações de amor à Pátria e civismo marcaram a abertura oficial da Semana da Pátria 2015, realizada na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju. Com o tema Pátria Educadora, as comemorações alusivas à Independência do País, em Sergipe, tiveram inicio nesta terça-feira (1º) com a 78ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.

 Realizada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), a abertura da Semana da Pátria iniciou com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música do 28º Batalhão de Caçadores, e com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Mercosul, Sergipe e Aracaju.

 Diferente das edições anteriores, o archote este ano foi trazido pela aeronave Falcão 01, do Grupamento Tático Aéreo da Polícia Militar de Sergipe, que sobrevoou e pousou na Praça Fausto Cardoso. O "fogo simbólico" foi conduzido por alunos para-atletas da rede estadual de ensino que se destacaram na última edição dos Jogos Paraolímpicos.

 

A partir da Ponte do Imperador os estudantes, em revezamento, percorreram a travessa José de Faro, a Praça Olímpio Campos, a travessa Benjamin Constant, e retornaram à Praça Fausto Cardoso, quando um aluno entregou o archote ao secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, que fez o acendimento da Pira da Pátria, instalada no palanque oficial.

 "A Semana da Pátria é uma afirmação de valores por parte de todos nós cidadãos que buscamos construir uma nação livre e democrática", afirmou Jorge Carvalho, após a leitura da Mensagem aos Jovens; na solenidade, ele esteve representando o governador do Estado, Belivaldo Chagas.

 Coordenadora de várias edições da Semana da Pátria, a professora Hermínia Caldas esteve presente na abertura deste ano. Para ela, "a persistência, o amor à Pátria e o envolvimento do cidadão como patriota, é um pouco do legado que as comemorações alusivas à Independência deixam para as gerações futuras".

 Sete de Setembro

 As atividades da Semana da Pátria culminarão no dia de sete de setembro, dia da Independência do Brasil, com o Desfile Cívico Militar e Estudantil, na Avenida Barão de Maruim, no centro da Capital.

 O Desfile tem início às 8h com a Parada Militar, e prossegue com o Desfile Estudantil, tendo a participação de 24 escolas, sendo 20 da rede pública estadual, e outras quatro da rede particular de ensino.

 "Este ano o diferencial no Desfile Cívico Militar e Estudantil de 7 de Setembro será o repertório das bandas escolares, que voltarão a executar músicas marciais, deixando de lado os ritmos populares, para não perdemos o foco cívico da comemoração", afirmou o maestro e diretor da Banda Interescolar do Estado (Secbanda), Rivaldo Dantas.

 O maestro ressaltou ainda que essa é uma preocupação da Seed e do secretário Jorge Carvalho, como forma de reafirmar os valores cívicos e morais dos estudantes sergipanos, "e fomentar o aprendizado musical deles", completou.

Outra novidade no Desfile Cívico Estudantil deste ano é a competição entre as bandas musicais dos colégios. Iniciativa do Maestro Rivaldo Dantas, que volta ao comando da Banda Interescolar da Seed (Secbanda), as três melhores bandas receberão uma premiação ao final do Desfile.

 Participações

 Participaram da abertura da Semana da Pátria representantes das Forças Armadas, os comandos da Capitania dos Portos do Estado de Sergipe, do 28º Batalhão de Caçadores (Batalhão Campo Grande), da 19ª Circunscrição do Serviço Militar e do Destacamento do Controle do Espaço Aéreo de Aracaju.

 Além dessas representações, estiveram presentes também autoridades civis, a comunidade sergipana, alunos de escolas das redes pública estadual e particular, grupos comunitários, atletas, SAMU, SMTT, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Conselheiros Tutelares e diretores, assessores da Seed, além da secretária Executiva, Marieta Oliveira.

 Histórico

 O "FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA" surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o fogo, elemento cuja  descoberta  deu início a evolução do homem.

 Levada a ideia à Liga de Defesa Nacional, foi acolhida com muito entusiasmo, sendo complementada com o acréscimo de que o "Fogo Simbólico da Pátria" deveria percorrer o território nacional, numa corrida de revezamento que iria ser denominada "Corrida do Fogo Simbólico da Pátria".

 Assim, em 1938, foi realizada uma pequena corrida, num trecho de 26 km, entre as cidades  de Viamão e de Porto Alegre, constituindo-se  ela na 1º Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.

Fonte: Seed/SE

Fotos: Maria Odilia/Seed

Mais Notícias de Cotidiano
Adilson Andrade
14/05/2024  17h48 UFS divulga 2ª lista de aprovados no Sisu 2024 e abre pré-matrícula
Mais de 200 vagas estão disponíveis; aprovados devem realizar a pré-matrícula
BPRv/Reprodução
14/05/2024  17h05 Motociclista fica ferido após colisão traseira na SE-100 em Estância
Condutor da motocicleta foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
Gilvan Rocha/Agência Brasil
14/05/2024  16h13 Campanha do IFS arrecada doações para vítimas do Rio Grande do Sul
Local estará aberto para receber doações da comunidade interna e externa diariamente
Michael Melo/Metrópoles
14/05/2024  16h09 Passageiros do Aeroporto de Aracaju crescem 6% no 1º quadrimestre de 2024
Apesar da baixa estação, festejos juninos devem impulsionar números na temporada
Redes Sociais/ Reprodução
14/05/2024  15h26 Anitta desabafa sobre intolerância: “Eu tenho fé, não tenho medo”
A cantora usou o Instagram para anunciar seu novo clipe, chamado Aceita

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado