Abrasel diz que não pediu cancelamento do Carnaval na Orla | F5 News - Sergipe Atualizado

Abrasel diz que não pediu cancelamento do Carnaval na Orla
PMA alega que pedido de mudar fechamento da via inviabilizou festa
Cotidiano 02/02/2015 12h45


Por Fernanda Araujo

Na última sexta-feira (30), a Prefeitura de Aracaju divulgou uma nota informando o cancelamento da festa de Carnaval na Orla de Atalaia por conta da situação financeira do Município, da reclamação de moradores e de uma solicitação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). No entanto, a Abrasel negou que teria pedido o cancelamento da festa, mas sim a redução do tempo de fechamento da via para meia hora antes do início da folia, com o objetivo de não prejudicar o faturamento.

Em entrevista à Ilha FM, o secretário de Comunicação Carlos Batalha explicou que o acesso de veículos às ruas durante o Carnaval é interrompido por algumas horas, da sexta-feira (13) até a quarta-feira de cinzas (18), e que seria impossível atender ao pedido dos bares e restaurantes. Segundo Batalha, o cancelamento da festa carnavalesca foi decidido entre os secretários e o prefeito João Alves Filho (DEM). “Nós não queremos dar o prejuízo a ninguém, este é o primeiro ponto. O segundo ponto, eu pessoalmente fui procurado por vários moradores da área que se queixavam da realização da festa”, disse.

Em um termo de audiência assinado em 2014 por Nitinho, na época secretário de Cultura, junto ao Ministério Público, consta que a Prefeitura assumiu o compromisso de realocar a festa carnavalesca porque estava incomodando os moradores. Esse documento, segundo Batalha, foi entregue a ele pelos moradores.

“O prefeito reuniu todo o secretariado e foi passado pela equipe de finanças a situação difícil que o Município atravessa no momento. Em conversa informal comigo e com Aglaé Fontes (atual secretária de Cultura) perguntou se não achava melhor suspender o Carnaval desse ano. Seria irresponsabilidade insistir na realização de uma festa como essa. Optamos imediatamente por essa decisão e com a tranquilidade de que os mais de 70 ou 80 blocos que anualmente fazem festas nos bairros terão auxílio da Prefeitura através da Funcaju”, afirmou.

Batalha alegou ainda que não solicita a festa na Praça de Eventos da Orla pela área pertencer ao governo do Estado e porque existe uma ação também no Ministério Público. O vice-presidente da Abrasel, Hamilton Santana, afirmou que a festa sendo realizada na Passarela do Caranguejo só trazia prejuízos aos bares e restaurantes, como aumento de impostos e queda das vendas. “Nitinho prometeu com a gente que esse ano não iria acontecer mais, e esse carnaval com certeza, se fosse realizado, ia trazer prejuízo”.

Foto: arquivo F5 News/Sílvio Oliveira

Mais Notícias de Cotidiano
Emdagro/reprodução
02/05/2024  14h27 Novas medidas são adotadas para manter Sergipe livre da febre aftosa
Emdagro detalha ações contidas no Plano Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa
Reprodução/ Agência Sergipe
02/05/2024  12h20 Governo lança campanha ‘Maio Amarelo’ para conscientização de acidentes
Campanha tem o objetivo de promover conscientização e a responsabilidade no trânsito
 Arthuro Paganini/ Agência Sergipe
02/05/2024  11h47 Confira vagas de emprego divulgadas pela Secretaria de Estado do Trabalho
NAT atende trabalhadores interessados das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira
Reprodução/ Arquivo pessoal
02/05/2024  10h56 Mulher é agredida em Aracaju e denuncia homofobia como causa da briga
Briga teria acontecido em uma lanchonete no Ponto Novo. Vítima ficou com o rosto desfigurado
Reprodução Redes Sociais
02/05/2024  10h15 Vídeo: Chuvas causam alagamentos em vários pontos de Aracaju
Registros aconteceram em vários pontos da Capital, que permanece em alerta

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado