Adutora de Itapicuru começa a operar com toda capacidade esta semana | F5 News - Sergipe Atualizado

Seca em Sergipe
Adutora de Itapicuru começa a operar com toda capacidade esta semana
A distribuição de água deve ser feita por meio de rodízio para a cidade de Tobias Barreto
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 21/01/2019 10h57 - Atualizado em 21/01/2019 11h30


A população de Tobias Barreto, no centro-sul de Sergipe, ainda sofre com o desabastecimento na cidade sergipana por conta da estiagem e do assoreamento da barragem de Jabeberi. A adutora de Itapicuru, na Bahia, construída de forma emergencial para levar água aos moradores sergipanos, ainda está em fase de testes.

A previsão, segundo a Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso, é que ela comece a operar com toda a capacidade na próxima quarta-feira (23). No entanto, esse é só um auxílio para reforçar o abastecimento na cidade.

A adutora terá capacidade de apenas 100 m³/hora e, juntamente com a barragem entre 120 e 130 m³/hora, abastecendo a metade da cidade. “Assim ficamos com até 230 m³/hora, sendo que é preciso 400 m³ por hora para abastecer toda a cidade. Portanto, não é um abastecimento definitivo”, diz o superintendente de Operações da Deso, Marcos  Lima.

A distribuição será feita por meio de rodízio, a cidade foi dividida em três setores. “O setor 1 fica dois dias com água na rede, depois interrompe e o setor 2 fica dois dias com água, depois passa para o setor 3 também com dois dias, e assim por diante. É o que chamamos de setor de manobra”, explica Lima.

Enquanto uma parte do município não recebe abastecimento na rede, segundo a Deso, as caixas d’água instaladas na cidade serão utilizadas como apoio. “No dia que tiver água na rede no setor 1, os caminhões-pipa irão encher as caixas em outro setor”, afirma o superintendente. Ao todo, 19 caixas d’água devem auxiliar no abastecimento, 15 já foram instaladas.

Condições da adutora

Desde sexta-feira (18), às 17h, são realizados testes na adutora, que terá um terço da capacidade do que é produzido hoje na barragem de Tobias Barreto. São 15 km da adutora, localizada no povoado Catu Grande, do município de Itapicuru, na Bahia.

Durante as avaliações dos técnicos da Deso foram constatados três vazamentos no último sábado (19). De acordo com Marcos Lima, os vazamentos ocorreram devido à pressão da rede e das condições do terreno, situação que é considerada normal.

“Os vazamentos já foram retirados. Como a vazão ainda está reduzida, estamos enchendo aos poucos e até lá vamos adequando o terreno. Estamos com uma equipe que está no local há 20 dias direto, indo e voltando em toda a extensão da adutora para avaliar como o terreno se comporta, para ir corrigindo, e isso só pode ser feito com água na rede”, ressalta.

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
29/04/2024  11h20 Homem é hospitalizado após atropelamento de cavalo em Boquim
Segundo informações, rapaz que montava o cavalo estaria alcoolizado 
Leonardo Dias/IPES
29/04/2024  10h19 Mutirão de Cirurgias Bariátricas do Ipesaúde opera 60 pacientes
Ação pretende zerar a pendência deste tipo de procedimento na instituição
Reprodução Redes Sociais
29/04/2024  09h37 Corpo de homem é encontrado no Povoado Baixa Grande
Vítima tinha marcas de tiro. Não há informações sobre o crime 
SSP
29/04/2024  07h51 Suspeito de homicídio é preso na cidade de Japoatã
Assassinato teria ocorrido após desentendimento. Arma do crime foi localizada
Igor Matias
29/04/2024  07h38 Confira a previsão do tempo em Aracaju para esta segunda-feira (29)
Capital deverá ter o céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado