Agentes socioeducativos entram em greve por tempo indeterminado | F5 News - Sergipe Atualizado

Agentes socioeducativos entram em greve por tempo indeterminado
Renascer: benefícios devem ser incorporados aos salários até o dia 31
Cotidiano 15/10/2015 14h00


Por Fernanda Araujo

Os agentes de medidas socioeducativas do Estado de Sergipe entraram em greve por tempo indeterminado, nesta quinta-feira (15). A categoria reclama dos baixos salários e denuncia o atraso no pagamento de benefícios como o ticket alimentação e vale-transporte. Segundo o sindicato (Sindasse) há quatro anos os agentes não têm reajuste nos salários.

A Fundação Renascer, que gerencia as unidades socioeducativas – Usip e Cenam –, foi comunicada da paralisação oficialmente essa semana. Em nota, a fundação relata que, 54 dos 104 profissionais atuantes aderiram ao movimento, sendo que dois deles estão prestando serviços para a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão de Sergipe (Seplag), por determinação judicial, e para a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Quanto às queixas sobre o atraso no repasse dos benefícios, a nota destaca que o contrato com a empresa antes responsável por realizar este procedimento foi suspenso pela Fundação. Por conta disso, todos os honorários que antes eram repassados por meio da empresa junto aos trabalhadores serão incorporados aos salários, inclusive, com retroativo a este mês de setembro.

“Sendo assim, todos os débitos ainda existentes serão atribuídos até o próximo dia 31. A mudança desta forma de pagamento foi comunicada pela presidência da Fundação Renascer durante diálogo realizado com alguns agentes na sede do órgão estadual”, diz a nota.

Questionado pelo F5 News sobre como ficam os serviços no Cenam e na Usip com a greve, a Renascer esclarece que as atividades já estão sendo promovidas por 50 socioeducadores aprovados no último Processo Seletivo Simplificado (PSS), realizado no primeiro semestre do ano passado, contratados por até dois anos. Além disso, 17 agentes permanecem cumprindo escala de plantão para evitar possíveis rebeliões ou fugas.

“Para compor a escala de plantão, uma tropa de intervenção composta por 13 profissionais chegou nesta manhã ao Estado de Sergipe e estão à disposição do Governo do Estado de Sergipe, assim como a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Choque, da Rádio Patrulha e da Companhia de Polícia Rodoviária (CPRv)”, conclui a nota. No Cenam, atualmente, são 50 adolescentes custodiados e 68 na Usip.

F5 News tentou contato por telefone com a diretoria do Sindicato dos Agentes de Medidas Socioeducativas, mas o número aparecia indisponível. O portal continua à disposição.

Foto: arquivo F5 News

Mais Notícias de Cotidiano
Gabriel Ribeiro/F5 News
02/05/2024  18h20 Aracaju registra 58 mm de chuva e doze chamados para a Defesa Civil
Dentre os incidentes reportados, houve 4 casos de alagamentos em diferentes bairros
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à inflação, festeja Sinttra
Por outro lado, há empresas de transporte público com salários atrasados
SES Sergipe
02/05/2024  17h38 Secretaria de Saúde amplia oferta de vacina influenza para toda população
MS recomenda que toda a população não vacinada procure uma Unidade Básica de Saúde
CBMSE/Reprodução
02/05/2024  17h09 Acidente entre micro-ônibus e uma carreta na BR-101 deixa três feridos
Ainda não há informações sobre causas do acidente e o estado de saúde das vítimas
BPRv/ Diulgação
02/05/2024  17h08 Oito pessoas são vítimas de acidente na SE- 230, em Nossa Senhora da Glória
Nenhuma morte foi registrada e os envolvidos foram conduzidos ao hospital

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado