Agosto Dourado é o mês de incentivo à amamentação humana | F5 News - Sergipe Atualizado

Agosto Dourado é o mês de incentivo à amamentação humana
Rede sergipana de bancos de leite registra importância das doações para salvar vidas
Cotidiano | Por Antonio Cardoso 10/08/2021 10h24 - Atualizado em 10/08/2021 10h33


O oitavo mês do ano é marcado pela campanha de incentivo à amamentação humana. A campanha Agosto Dourado marca a luta pelo aleitamento materno em todo o mundo, sendo a cor dourada uma representação do leite como o alimento completo, considerado padrão ouro. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses de idade, período com o o qual trabalha o Ministério da Saúde. O principal argumento é que o leite materno contém todos os nutrientes que o bebê precisa até o sexto mês de vida. A recomendação se estende até os 2 anos de idade, com complementação de outros alimentos.

O Agosto Dourado busca incentivar o aleitamento materno por esse tempo ideal, entretanto, ainda há casos de mulheres que não conseguem amamentar seu bebê. Para isso, bancos de leites são essenciais no combate à mortalidade infantil. 

Em Sergipe, existe uma rede de bancos de leite, com unidades em Aracaju, Lagarto e Itabaiana, cujos estoques estão em constante necessidade de abastecimento. Por isso, a campanha Agosto Dourado visa, também, incentivar a doação do leite, considerado como o "sangue branco", essencial para salvar vidas. 

Magda Dória, gerente do banco de Leite Humano Marly Sarney, em Aracaju, destaca que cerca de 10 litros de leite por dia é o recomendado para que o órgão consiga fazer frente às necessidades dos bebês cujas mães enfrentam algum tipo de impedimento para amamentar. No entanto, segundo ela, à exceção do banco de Itabaiana, a rede tem conseguido suprir apenas cerca de 40% dessa demanda.  

Para quem deseja doar, não precisa sair de casa em momento algum, basta ligar no número (79) 3226-6301. Será realizada uma entrevista com enfermeira, que entrará em contato com a doadora pelo WhatsApp. Após preenchimento de formulário e envio dos exames, uma equipe especializada será deslocada para a residência da mãe, onde fará a coleta. 

Essa doação vai salvar vidas, como garante Magda Dória: “A mãe que está amamentando e percebe que o peito continua cheio, faça essa doação, pois essa condição pode até fazer mal. Também é bom lembrar que não vai faltar leite para o seu filho, mas você pode salvar os filhos de outras mães.”.

Estagiário sob supervisão da jornalista Laís de Melo

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação
29/05/2024  06h00 Inscrição para o Prêmio Setransp de Jornalismo termina no próximo dia 31
DER/SE
28/05/2024  18h10 Transporte intermunicipal terá aumento na frota para feriado de Corpus Christi
SMTT Aracaju/Reprodução
28/05/2024  18h04 Prefeitura de Aracaju registra furtos de cabos semafóricos
Mário Souza
28/05/2024  17h48 Profissionais do Samu Sergipe recebem certificado pela atuação no RS
Freepik/Ilustrativa
28/05/2024  16h34 Pai e filho são presos por homicídio na Zona Norte de Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado