Aju Animal: iniciam hoje (1) as ações do programa de proteção animal | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Aju Animal: iniciam hoje (1) as ações do programa de proteção animal
Primeira etapa contempla castração de cães e gatos no Hospital Veterinário da UFS
Cotidiano | Por F5 News 01/12/2022 17h45


O Aju Animal, lançado pela Prefeitura de Aracaju visando a proteção animal, iniciou hoje (1) o primeiro dos quatro eixos contemplados pela iniciativa, este referente à castração dos cães e gatos já inscritos no programa. Os procedimentos ocorrem no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizado no Campus de São Cristovão. 

A medida objetiva o controle populacional dos animais que estão em abrigos, em ambientes comunitários, com acumuladores e protetores. A meta estipulada pela Prefeitura é castrar, por ano, 2,5 mil animais, com previsão de investimento de R$ 644 mil.

“O programa Aju Animal vai revolucionar a participação do poder público em Aracaju na proteção animal. É a primeira vez, na história da nossa cidade, que a Prefeitura encampa esta pauta tão relevante para a sociedade, de forma sistemática e organizada, com um conjunto de ações que assegurarão a proteção, a saúde, o controle populacional e a adoção dos animais", disse o prefeito Edvaldo Nogueira.

Segundo a Prefeitura, com o avanço das atividades deste primeiro eixo, a meta é otimizar as demais etapas, num esforço para controle populacional, por meio da castração, atendimento aos animais em situação de vulnerabilidade, apoio à adoção e abrigo temporário.

Aprovação

A presidente do Instituto Sergipano de Direito Animal, Danielle Ferreira, aprova o Aju Animal. “Este é um cenário de construção muito positivo de políticas públicas para os animais, algo que foi dialogado com o prefeito e agora ele coloca em execução”, destaca.

A presidente da organização não-governamental Educação e Legislação Animal (Elan), Nazaré Moraes, trabalha há onze anos pela causa animal e comemora a existência de um programa que visa cuidar dos mais vulneráveis. “É o pontapé inicial da participação do poder público por políticas públicas para os animais. É a coroação de tudo o que a gente vem lutando há muito tempo. É uma esperança de novos futuros para todos nós. Políticas públicas para animais são para a saúde e segurança de todos”, avalia. 

Com informações da Prefeitura de Aracaju.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
03/05/2024  11h25 Mulher é assassinada a facada; companheiro foi levado à delegacia 
Flávia Pacheco/ SES/SE
03/05/2024  11h00 Saúde realiza caminhada em prol da doação de órgãos e córneas neste sábado
SSP
03/05/2024  09h59 Homem é preso após cobrar dinheiro para devolver celular roubado
Ilustrativo/ Freepik
03/05/2024  09h30 Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado
Reprodução/ Polícia Militar
03/05/2024  08h48 Suspeito de cometer homicídio em Marcelândia (MT) é preso em Glória (SE)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado