Alimentos orgânicos: bom para a saúde e para o meio ambiente | F5 News - Sergipe Atualizado

Alimentos orgânicos: bom para a saúde e para o meio ambiente
Feira de Agricultura Familiar é realizada na Seidh
Cotidiano 15/10/2015 14h06


Por Fernanda Araujo

Que alimentos orgânicos, ou seja, livres de agrotóxicos, geram benefícios à saúde e não contaminam o meio ambiente, todo mundo já sabe. O que a maioria ainda não tem ideia é que os agrotóxicos, frequentemente, utilizados para matar pragas nas plantações de verduras, frutas e legumes, e que chegam à mesa das famílias, podem causar sérias doenças, até mesmo o câncer.

Uma pesquisa recente de brasileiros, divulgada este mês na imprensa nacional, alertou que o perigo dos agrotóxicos causarem câncer existe. Segundo o nutricionista do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Fábio Gomes, com o tempo alguns tipos de agrotóxicos vão se acumulando no organismo, permanecem por gerações, e podem causar desregulação hormonal, impotência, infertilidade e má formação fetal – quando passa da mãe pela placenta para o filho, além de aumentar o risco de desenvolvimento de câncer.

“Quanto menos agrotóxicos no alimento, melhor a qualidade de vida do consumidor e de quem também faz o cultivo dos alimentos”, afirma a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), em Sergipe, Lucileide Rodrigues.

Para o instituto não existe dose segura para aplicar os pesticidas. No entanto, no Brasil o uso só cresce. Nos últimos anos, o país se tornou o maior consumidor mundial de agrotóxicos. De acordo com a Anvisa, ao menos 64% da alimentação está contaminada por agrotóxicos - e R$ 12 bilhões foi o faturamento dessa indústria somente no ano passado. Em sete anos (2007-2014) houve mais de 34 mil notificações de intoxicações reportadas pelo DataSUS. 

Feira Familiar

Pensando nisso, a DSAN realiza nesta quinta-feira (15) a Feira da Agricultura Familiar que acontece durante todo o dia na área externa da 

Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do trabalho, dos Direitos Humanos e Juventude (Seidh). Além de poderem comprar os alimentos orgânicos, os clientes receberam bolsas e mudas frutíferas, verificaram a pressão arterial e a diabetes, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na sexta (16), das 8h às 13h, haverá palestras e entrega de panfletos na praça Fausto Cardoso, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação.

“É um produto de qualidade que protege a saúde do ser humano. Além disso, ainda protege o meio ambiente porque não usamos veneno. A feira também é muito boa para a nossa renda porque, desde que comecei a trabalhar com orgânico e vender os produtos diretamente ao consumidor, a minha renda aumentou bastante”, conta o agricultor Genival Francisco Xavier, que trabalha há quatro anos na feira.

“Acho que se as pessoas que vendem se interessassem mais para plantar tudo orgânico diminuiria 80% dessas doenças que estão aí. Essa feira tem ajudado muito a minha família, eu planto junto com meu filho e vou à feira vender. Vivemos disso há três anos”, afirma a agricultora Rosivalda dos Santos (ao lado).

“A minha saúde melhorou muito depois que passei a me alimentar com os orgânicos. Sempre aproveito essas feiras para comprar. Acho muito importante para a nossa saúde, além de ser mais barato”, diz a dona de casa Célia Silva.

A agricultura familiar é voltada diretamente para a família. Sem a figura dos agentes de comercialização, os agricultores plantam na própria propriedade e vendem os produtos. Quinzenalmente, participam da feira na Seidh 28 agricultores de vários municípios como Estância, Capela e Japaratuba. São mais de 400 produtores cadastrados.

Fotos: Fernanda Araujo/ F5 News

Mais Notícias de Cotidiano
Gabriel Ribeiro/F5 News
02/05/2024  18h20 Aracaju registra 58 mm de chuva e doze chamados para a Defesa Civil
Dentre os incidentes reportados, houve 4 casos de alagamentos em diferentes bairros
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à inflação, festeja Sinttra
Por outro lado, há empresas de transporte público com salários atrasados
SES Sergipe
02/05/2024  17h38 Secretaria de Saúde amplia oferta de vacina influenza para toda população
MS recomenda que toda a população não vacinada procure uma Unidade Básica de Saúde
CBMSE/Reprodução
02/05/2024  17h09 Acidente entre micro-ônibus e uma carreta na BR-101 deixa três feridos
Ainda não há informações sobre causas do acidente e o estado de saúde das vítimas
BPRv/ Diulgação
02/05/2024  17h08 Oito pessoas são vítimas de acidente na SE- 230, em Nossa Senhora da Glória
Nenhuma morte foi registrada e os envolvidos foram conduzidos ao hospital

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado