Aluguel de casas movimenta a economia de São Cristóvão (SE) durante o FASC | F5 News - Sergipe Atualizado

Cultura
Aluguel de casas movimenta a economia de São Cristóvão (SE) durante o FASC
Moradores de outras cidades buscam as residências para curtir toda a programação
Cotidiano | Por F5 News 30/11/2023 10h47


A 38° edição do tradicional Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), tem início nesta sexta-feira (1°) e segue até o próximo domingo (3) na cidade mãe de Sergipe, região Metropolitana de Aracaju. Em decorrência de toda a movimentação de sergipanos e turistas no evento, o município consegue registrar um crescimento na economia através de vários segmentos como o aluguel de casas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, as principais cadeias de serviços beneficiadas com o evento são bares, restaurantes, artesanato, pousadas, alugueis de casas pelos moradores, além de táxis, motoristas de aplicativo, ônibus e ambulantes. Assim como, os artistas sergipanos que participarão do festival. 

Embora todas as áreas citadas movimentem a economia da cidade, o aluguel das casas em torno do festival consegue impulsionar o setor, uma vez que é comum moradores de outras cidades, que desejam curtir toda a programação do evento, procurarem residências na cidade histórica.

É assim que o estudante Joel Souza, de 25 anos, aproveita o evento desde 2018. “Eu frequentei todos os FASC após a volta em 2017. Eu fui no primeiro e só de voltar já fiquei encantado pelo festival que conheci anteriormente. A partir da outra edição, já comecei a ir para me hospedar e poder ficar durante os outros dias para aproveitar não só a programação, como o clima, o ambiente do festival, acho que é uma das coisas mais incríveis” disse Joel em entrevista ao F5 News.

Além de facilitar a vida dos que buscam desfrutar do evento, o aluguel beneficia os moradores da cidade que almejam uma renda extra. Porém, também é possível a divisão do ambiente para os que já alugaram a casa.

Desde a última edição, em 2022, Joel costuma dividir a casa que fica com outra pessoas. “O propósito maior não foi garantir uma renda, mas claro que existe, por mais que seja a mínima. O propósito mesmo é custear a ida e fazer com que sejam pessoas próximas, que fiquem em um ambiente legal para ficar. Das outras vezes que eu fiquei, vi que isso era possível, então, o objetivo principal mesmo é custear a viagem, mas também reúne pessoas boas na casa”, completou.

“O FASC, além de ser o maior festival de artes do Brasil, cria um ambiente de negócios bastante favorável, pois ele mexe com toda a cadeia de serviços. Além dos moradores que alugam suas casas, que é um momento de geração de renda bastante grande nesse período, o festival é um ambiente de negócios que gera emprego, que gera renda e mexe com a economia local. Muito importante para o nosso desenvolvimento econômico”, informou o secretário Josenito também em entrevista ao portal. 

Para o estudante, a hospedagem em São Cristóvão durante o evento possui várias vantagens. “Além de curtir o clima da festa, que é incrível, e que as pessoas que vão somente para o show perdem, o fator mobilidade. Por mais que São Cristóvão e Aracaju sejam perto, é muito mais trabalhoso e custoso ir e voltar todos os dias. Enfim, é para aproveitar tudo, eu sempre falo as pessoas quando me perguntam, para aproveitar mesmo, tem que ficar por lá”, concluiu Joel ao F5 News.

Mais Notícias de Cotidiano
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas
Divulgação PM
18/05/2024  10h17 Três pessoas ficam feridas após acidente na Tancredo Neves, em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado