APAE sofre intervenção após denúncias de irregularidades na administração | F5 News - Sergipe Atualizado

APAE sofre intervenção após denúncias de irregularidades na administração
Apenas quatro dos 64 funcionários da instituição estão com o salário em dia
Cotidiano | Por Laís de Melo 14/04/2022 11h00 - Atualizado em 15/04/2022 10h05


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (Apae) sofreu uma intervenção da Federação das Apaes de Sergipe após denúncias de supostas irregularidades na administração. 

As informações foram divulgadas no telejornal SE TV 2ª Edição, da Rede Globo, desta quarta-feira (13). Segundo a reportagem, a Federação agiu após receber diversas denúncias de falta de pagamento dos servidores da instituição. 

Dos 64 funcionários, somente quatro estão com o salário em dia. Tem colaborador que não recebe o pagamento há cerca de um ano. 

A Federação das Apaes afastou oito pessoas da instituição, incluindo a gestora Gilda Amâncio, que assumiu a presidência em 2020. De acordo com a presidente da Federação, Monica Carmélia, em entrevista ao telejornal, a partir da próxima semana já será possível ter um panorama do montante de receita, despesa e déficit da instituição, para começar a entender o que pode ter ocorrido. 

“Nós, enquanto Federação Estadual, estivemos na instituição para uma reunião prévia com os colaboradores. Existem relatos de atrasos de salário. Teve a questão da pandemia e tudo, mas precisamos averiguar esses atrasos tão grandes. É muito prematuro fazer um juízo de valor agora. Não queremos condenar ninguém. A finalidade da intervenção é para garantir a assistência”, disse Mônica à TV Sergipe. 

Problemas financeiros 

No dia 08 de março, em conversa com o F5News, o diretor financeiro da Apae, Juliano Lopes, revelou que a instituição enfrentava problemas financeiros e que foram agravados pela pandemia da covid-19. Conforme dito pelo diretor em entrevista ao portal, faltava dinheiro para os fornecedores e para uma série de outros encargos trabalhistas, que estavam atrasados. A instituição solicitava ajuda da sociedade, com doações.

A APAE assiste 411 famílias de pessoas com deficiência de Aracaju e demais municípios sergipanos. A instituição recebe um auxílio da Prefeitura Municipal de Aracaju no total de R$ 140 mil por mês, fruto de um convênio celebrado em 2017, como uma contribuição do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, se mantém a partir de doações por parte da sociedade em geral e parceiros. Segundo colaboradores do setor financeiro da instituição, que não foram identificados na reportagem da TV Sergipe, essas doações caíram cerca de 70% no ano de 2022, comparado com 2021. 

Ainda na reportagem da TV Sergipe, a presidente do Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Estado de Sergipe (Senalba), Maria de Fátima Santos Andrade, ressaltou que os atrasos de pagamentos dos salários têm sido uma constante na Apae, e que espera que isso seja regularizado. 

“Esperamos que os trabalhadores voltem a receber os salários em dia e não atrase mais. É muito importante para o trabalho social dessa instituição”, disse. 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação PM
19/05/2024  10h41 Polícia resgata mais de 50 animais silvestres em Riachão do Dantas
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)
Ilustrativo/Freepik
19/05/2024  07h00 Confira dicas sobre a introdução de alimentos nos primeiros meses de vida
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado