Após dois anos de projeto, reforma da Estação Leste passará por avaliação | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Após dois anos de projeto, reforma da Estação Leste passará por avaliação
Segundo o Governo do Estado, o projeto foi paralisado por questões administrativas
Cotidiano | Por Yara Lima 27/02/2024 13h19


Após mais de dois anos da assinatura da ordem de serviço para a realização das obras de restauração do Complexo Ferroviário de Aracaju, localizado na Praça dos Expedicionários, no bairro Getúlio Vargas, a obra ainda não teve início. 

A ordem, assinada em junho de 2021 no gabinete do secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, indicava o valor de R$ R$1.633.122,45 para a reforma da primeira etapa a partir do dia 1° de julho do mesmo ano.

Segundo a ordem, deveriam ser realizados serviços como limpeza do terreno, levantamento topográfico, mapeamento de danos cartoriais e jurídicos, entre outros. 

No entanto, as obras nunca tiveram início. Procurado pelo F5 News, o Governo do Estado informou, através de nota, que o processo precisou ser paralisado após o afastamento da empresa contratada em decorrência de questões administrativas e financeiras. 

A nota afirma ainda que a ordem de serviço foi anunciada para ser cumprida em etapas através de licitações diferenciadas.

"Entre os serviços contemplados pela licitação inicial, e executados pelo Governo do Estado, por meio da então Sedurbs, estavam a limpeza manual de vegetação do terreno, execução de calçada em concreto em alguns trechos indicados no memorial descritivo, execução de muro para fechamento do terreno, instalação dos portões em ferro, reposição e reparo de peças em concreto para fechamento e pintura do muro”, informou. 

Retomada

De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), no acordo anterior caberia ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a execução de algumas intervenções e levantamentos. 

Agora, o projeto deve passar por uma nova avaliação do órgão, ainda sem um prazo definido, assim como os procedimentos para a execução da obra. 

Estação Ferroviária de Aracaju 

Durante as décadas de 1930 a 1970, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) serviu como grande escoador da economia sergipana, além de ser utilizada como meio para o turismo do Estado. A estação ferroviária de Aracaju foi fundada em 1913 e o prédio principal, em 1940. Desde 2012 a estação está inutilizada.

Tombado pelo Iphan, o patrimônio material abrange a área do pátio ferroviário, onde estão a rotunda, os galpões, a caixa d’água e a estação ferroviária. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado