Após três meses, médicos de Aracaju decidem encerrar greve | F5 News - Sergipe Atualizado

Após três meses, médicos de Aracaju decidem encerrar greve
Cotidiano 24/04/2017 11h36 - Atualizado em 24/04/2017 12h37


Por Fernanda Araujo

Os médicos da rede municipal de Aracaju decidiram suspender a greve, em assembleia realizada nesta segunda-feira (24). A paralisação, que completou três meses, foi encerrada após aprovação da contraproposta para o pagamento do salário de dezembro passado. Os médicos vão retornar ao trabalho nas unidades de saúde a partir de terça (24). 

A proposta foi feita em consenso entre Prefeitura e o Sindicato dos Médicos (Sindimed) numa segunda rodada de negociação na última quinta-feira (20). Segundo a prefeitura, 162 dos 423 médicos estavam em greve, grande parte da Saúde Básica.

O acordo prevê que o salário de dezembro de 2016 será pago em duas parcelas, a primeira a ser depositada no próximo dia 20 de maio e a segunda em 20 de junho. A prefeitura deve utilizar os recursos que seriam destinados ao pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário do funcionalismo, paga no mês do aniversário do servidor. A proposta se estende aos demais 3 mil servidores que não pegaram empréstimo bancário pessoal para antecipar o salário atrasado no valor integral.

Segundo o Sindimed, o servidor é quem vai decidir se adere a proposta. Quem não quiser continua recebendo o salário de dezembro em 12 parcelas como firmado anteriormente pela administração municipal. Já os que aderirem, a primeira parcela do décimo será paga um pouco mais tarde, a partir de julho, mas será garantido o pagamento do salário de dezembro, afirma o presidente João Augusto. 

"Será reformulado o pagamento do 13º deste ano, quando a primeira parcela é paga no mês do aniversário, o novo calendário será refeito. Finalmente a negociação aconteceu, importa que chegou a uma proposta. Sempre queríamos negociar, não queríamos greve. Queríamos que fosse dado opções ao servidor", relata o médico.

"A proposta vai ser por adesão, vai ser feito um requerimento para que o servidor assine e tenha a proposta em mãos. Nós queríamos receber em uma parcela, depois deliberamos que poderia ser recebido em duas, mais tarde propomos para quatro, cinco parcelas, ou seja, não faltou proposta do sindicato, mas a prefeitura não queria negociar, agora apareceu essa proposta de consenso. É bom para as categorias, cada um vai fazer sua análise", ressalta o secretário geral do Sindimed, José Carlos Spina. 

 

 

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/Ilustrativa
29/04/2024  19h30 Procon Aracaju divulga levantamento de preços do gás de cozinha
Na pesquisa foram considerado os preços de 26 pontos de venda da capital
Jonatha Dionísio
29/04/2024  18h31 Feirinha da Gambiarra acontece neste sábado (4) em Aracaju
A 33ª edição será às 16h, na  Praça Marcelo Déda, no Central Garden
SSP/Reprodução
29/04/2024  17h57 Operação Dupla Face prende quadrilha que lesava grandes empresas no Brasil
Investigação iniciou após o registro de um B.O relatando um golpe de R$ 80 mil
Reprodução
29/04/2024  17h45 Repórter da Globo é demitido após ser acusado de assédio sexual
Quatro colegas denunciaram Alexandre Kapiche através de uma carta aberta
14 mil doses da vacina contra a dengue chegam a Sergipe
29/04/2024  17h11 14 mil doses da vacina contra a dengue chegam a Sergipe
As vacinas serão destinadas a crianças entre dez e quatorze anos, informou a SES

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado