Após tumulto no Arraiá do Povo, organização da festa alinha estratégias | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Após tumulto no Arraiá do Povo, organização da festa alinha estratégias
A reunião discutiu reunião sobre mudanças no planejamento operacional do evento
Cotidiano | Por F5 News 17/06/2023 08h30


Depois das inúmeras reclamações nas redes sociais sobre uma possível ação truculenta da Polícia Militar na noite da última quinta-feira (15) do Arraiá do Povo, representantes dos órgãos responsáveis pela realização do evento definiram novas estratégias para o acesso à festa que acontece na Orla da Atalaia.

A 13ª noite do Arraiá do Povo contou, mais uma vez, com grande presença de público. Antes mesmo das 22h, a lotação máxima da Arena de Shows já havia sido atingida. Pessoas que estavam do lado de fora acusaram a PM de excessos, incluindo o uso de spray de pimenta. 

Nessa sexta-feira (16), a corporação emitiu uma nota de esclarecimento comentando o ocorrido. De acordo com a Polícia Militar, por consequência de tumultos na entrada do público ao espaço de shows, "foi necessária a tomada de medidas a exemplo do deslocamento de grande parte do policiamento externo para a área em torno das placas de contenções, a fim de evitar incidentes de maiores proporções".

Após a divulgação da nota, a equipe participou da reunião sobre mudanças no planejamento operacional, que contemplará uma maior área de revista para a entrada no evento.

De acordo com o assessor de Comunicação da Polícia Militar, coronel José Luiz, em um evento como o Arraiá do Povo já é esperada uma grande presença do público. “E ontem não foi diferente. Nós tivemos uma multidão e tivemos que fechar os portões para o acesso de mais gente, porque não cabiam mais pessoas no local”, iniciou.

O coronel ainda explicou que uma multidão teria tentado forçar a entrada. “Derrubando também uma das placas de contenção da saída de emergência, e a gente teve que agir. Claro, você não vai dispersar ou acalmar uma multidão sem uma energia, energia, claro, proporcional. Então, foi isso que aconteceu”, acrescentou.

Sobre a utilização de spray de pimenta, o Coronel afirmou que a  PM vai apurar a proporcionalidade da ação. “E, sendo identificado, a gente vai fazer a devida responsabilidade dependendo também da apuração. Assim, preocupado com tudo que estava acontecendo, o comandante-geral marcou uma reunião para hoje com todos os órgãos envolvidos”, revelou.

A partir da reunião, as mudanças serão aplicadas, algumas delas já estão sendo colocadas em prática. “Então uma das ações que a gente está tomando é antecipar a revista, para que a gente possa ter uma área de segurança entre a revista e o acesso do evento propriamente dito. Nós estamos também dobrando o número de policiais militares e agentes particulares”, informou o coronel.

Com informações da SSP

Edição de texto: Ana Luisa
Mais Notícias de Cotidiano
Ilustrativo/Freepik
19/05/2024  07h00 Confira dicas sobre a introdução de alimentos nos primeiros meses de vida
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado