Aquecimento de ar-condicionado causou incêndio no Hospital Nestor Piva | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Aquecimento de ar-condicionado causou incêndio no Hospital Nestor Piva
Laudo foi finalizado após dois meses de perícia realizada pelo Corpo de Bombeiros
Cotidiano | Por Laís de Melo 28/07/2021 09h50 - Atualizado em 28/07/2021 15h25


A causa do incêndio no Hospital Nestor Piva, ocorrido no dia 28 de maio em Aracaju, foi o aquecimento de um aparelho de ar-condicionado, instalado na sala de prescrição médica. Essa é a conclusão da perícia realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, que levou cerca de dois meses. Cinco pessoas morreram em decorrência do sinistro. 

O laudo aponta o foco inicial no aparelho eletrônico, que sofreu um fenômeno termoelétrico e ficou completamente destruído. Além disso, outros vestígios, como intensa dilatação do reboco das paredes próximas ao aparelho e o alto grau de destruição dos materiais combustíveis próximos, apontaram o local de início do incêndio. 

Além da sala de prescrição médica, onde tudo começou, o posto de enfermagem, de expurgo e a enfermaria também foram afetados pelas chamas. De acordo com a Comunicação do órgão, os peritos realizaram diversos procedimentos, como análise da propagação das chamas dos materiais e áreas atingidas, inspeção das instalações elétricas, registros fotográficos e coleta de informações com pessoas. 

“O relatório concluiu que ficou explícita a causa do incêndio a partir da definição do foco inicial, da zona de origem, da dinâmica do surgimento, desenvolvimento e extinção do incêndio, das marcas e vestígios identificados e da exclusão de todas as outras hipóteses causadoras do incêndio”, informa a Comunicação do Corpo de Bombeiros, por meio de nota. 

SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já recebeu o resultado da perícia do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) a respeito da causa do incêndio em ala do hospital Municipal Nestor Piva. O laudo indicou como causa fenômeno termoelétrico (aquecimento) do aparelho de ar-condicionado, instalado na sala de prescrição médica. 

A análise do Corpo de Bombeiros comprova fatalidade do sinistro e a diretoria jurídica da SMS promoverá estudo acerca da possibilidade de haver responsabilização, via judicial, do fornecedor do aparelho, haja vista ser um equipamento novo, recém-instalado por empresa autorizada.

CMT

O Centro Médico do Trabalhador (CMT) lamenta profundamente a ocorrência do incêndio que atingiu a sala de prescrição médica do Hospital Nestor Piva na data de 28 de maio de 2021, instituição essa que realiza cerca de 13 mil atendimentos mensais em favor da população não somente de Aracaju, mas advinda de todo o estado de Sergipe.

Cumpre esclarecer que desde a ocorrência da fatalidade e durante o curso do procedimento instaurado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe, a CMT vem colaborando com as autoridades, sempre prestando informações, encaminhando documentos e tudo o mais que se fez necessário para contribuir  na elucidação rápida e eficiente das causas do acidente.

Após o acidente, que foi rapidamente controlado, a empresa adotou todas as medidas emergenciais para minimizar os danos e retomou o atendimento à população em menos de 48 horas após o ocorrido, restabelecendo todos os serviços de atendimento clínico e emergencial.

Na data de hoje, conforme noticiado pela imprensa, foi divulgado laudo técnico do Corpo de Bombeiros indicando como causa do infortúnio um aquecimento do aparelho de ar condicionado instalado no ambiente, “com exclusão de todas as outras hipóteses causadoras do incêndio”.

Após o recebimento oficial do referido laudo a empresa avaliará as providências jurídicas cabíveis em razão do defeito apresentado no aparelho de ar condicionado  ao tempo em que reforçamos nosso compromisso com a qualidade e eficiência dos serviços prestados no atendimento à população sergipana.

 

*Atualizado para acréscimo de notas da SMS e CMT
 

 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado