Aracaju amplia faixa etária e antecipa calendário de vacinação | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju amplia faixa etária e antecipa calendário de vacinação
Prefeitura anunciou mudanças a partir do recebimento de novo lote de doses
Cotidiano | Por Saullo Hipolito 04/03/2021 12h03 - Atualizado em 04/03/2021 12h19


O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou na manhã desta quinta-feira (4) a ampliação imediata da faixa etária e de pontos de vacinação contra a Covid-19 em Aracaju. A atualização do cronograma de vacinação ocorreu por conta do recebimento de novas doses na última quarta-feira (3). Com isso, idosos acima de 78 anos poderão se vacinar em 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou no posto volante montado no Parque Augusto Franco (Sementeira).

“Todas as pessoas [do público alvo], independente do dia, poderão se vacinar no serviço drive-thru se realizarem o pré-cadastro no site da Prefeitura, recebendo a confirmação através de um código que aparece quando a pessoa faz sua inscrição prévia”, afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.

O período de vacinação, que tem início hoje (4) e vai até o dia 12 de março, acontece também neste final de semana das 8h às 17h, na Sementeira, e em mais cinco UBS. São elas: Marx de Carvalho, Augusto Franco, José Calumby, Francisco Fonseca e Edézio Vieira de Melo. 

Para tomar a vacina nessas unidades de saúde, basta levar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Para quem não tem cartão SUS, ele pode ser feito no momento da vacinação.

Além dos idosos, os profissionais de saúde que estejam na linha de frente também são prioridade nesta fase de vacinação. Eles devem se vacinar na Escola Presidente Getúlio Vargas, após o cadastro no site da Prefeitura e com a apresentação do código de validação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. Segundo a Gestão Municipal, o escalonamento desses grupos populacionais para vacinação acontece conforme a disponibilidade das doses da vacina pelo Ministério da Saúde.

"A gente já vem fazendo a vacinação desses profissionais no Presidente Vargas, foi  uma opção escolhida para que tivesse um ponto fixo, já que no início da vacinação fomos aos estabelecimentos para tentar ampliar a vacinação deles, mas, por vezes, estávamos com as nossas equipes prontas e apareciam poucos profissionais, ou porque eles já haviam se vacinado em outras localidades ou por não existir o interesse na vacinação", disse a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Lentidão

Todos os órgãos de saúde de Sergipe reclamam da lentidão na vacinação contra a Covid-19 dos profissionais até o momento. De acordo com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, não há lentidão por parte da prefeitura nas aplicações, o que existe é falta de repasse dos insumos necessários por parte do Governo Federal.

“A Prefeitura está vacinando de maneira muito célere, é tanto que aplicamos 80% das vacinas que recebemos. O problema que tem é a ausência de vacina. A quantidade de vacina que está chegando é insuficiente para fazermos a vacinação na velocidade em que se precisa. O problema não é da dificuldade da Prefeitura vacinar, mas da quantidade de vacina que chega limitadamente. Infelizmente, o Governo Federal não tem mandado para os municípios e estados a quantidade de vacinas necessárias para que a gente possa cumprir o nosso propósito, que é vacinar”, afirmou.

Novos leitos e Hospital de Campanha

Em coletiva, o prefeito Edvaldo Nogueira confirmou a criação de mais 20 leitos no Caps II Jael Patrocínio de Lima, no bairro São Conrado e aumentar em 15 no Hospital da zona Norte. “Serão 35 leitos entregues já na próxima semana, para ampliar o número de leitos de retaguarda. Buscando mais leitos na medida em que a doença avance, para que não haja desassistência à população de Aracaju”, disse Edvaldo, que ainda confirmou a possibilidade de retomar o Hospital de Campanha no município.

Dados

Conforme balanço de vacinação desta quarta-feira (3), o município de Aracaju já vacinou 20.743 pessoas, o que corresponde a 79,9% das doses recebidas até o momento.

Entre os profissionais de saúde, foram imunizadas 15.836 pessoas. Desse universo, 2.136 são médicos, o que corresponde a 44,3% dos profissionais médicos com registro ativo no estado, conforme informações do Conselho Regional de Medicina de Sergipe.

Drive thru

Também será ampliado o sistema de vacinação drive thru no Parque da Sementeira. O posto volante funcionará nos dias 6 e 7 e atenderá idosos acima de 78 anos e profissionais de saúde cadastrados no Portal da Prefeitura. O formulário de cadastramento pode ser acessado através do site, ou do banner 'Links Úteis', na página inicial do site da Prefeitura.

Ao acessar o portal, o profissional deve preencher um formulário com dados pessoais, como endereço, nome completo, local do trabalho, função, CPF e outros, seguido do anexo do comprovante dos documentos. A partir de 24 horas após o cadastro, o profissional deve voltar ao link para conferir o código gerado. Com esse código em mãos (impresso ou no celular), ele pode se dirigir ao drive-thru. É importante destacar que a SMS não envia e-mail, mensagem de texto ou via WhatsApp solicitando confirmação de dados. Todo o processo de cadastramento é feito no Portal da Prefeitura.

Os profissionais também poderão se vacinar na escola municipal Presidente Vargas. As opções drive thru e escola estarão disponíveis durante o preenchimento do cadastro on-line.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação SSP
19/05/2024  20h08 Operação prende investigados por morte de homem em condição de rua
Agência Aracaju
19/05/2024  17h37 Mercados Virgínia Franco e Milton Santos estarão fechados nesta segunda (20)
Reprodução Redes Sociais
19/05/2024  13h36 Duas pessoas ficam feridas em colisão entre carro e caminhão
Divulgação PM
19/05/2024  10h41 Polícia resgata mais de 50 animais silvestres em Riachão do Dantas
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado