Aracaju atende mais de mil pacientes com síndromes gripais em 15 dias | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
Aracaju atende mais de mil pacientes com síndromes gripais em 15 dias
Huse também recebeu mais de mil pessoas com doenças respiratórias em um mês
Cotidiano | Por Will Rodriguez e Fernanda Araujo 09/04/2020 14h30 - Atualizado em 10/04/2020 09h43


Mais de mil pessoas passaram por unidades de saúde de Aracaju com atendimento exclusivo para síndromes gripais em um intervalo de 15 dias, conforme levantamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a pedido do F5 News. A capital sergipana está com oito postos de saúde realizando atendimento exclusivo desses pacientes de 7h às 20h.

Do dia 23 de março até 6 de abril, as oito unidades básicas de referência atenderam 1.194 pessoas que apresentavam síndromes gripais. Desse quantitativo, 311 foram acolhidas na UBS Augusto Franco; 283 na Onésimo Pinto (Jardim Centenário); 223 na Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); 140 na José Machado (Santos Dumont); 131 na Eunice Barbosa (Coqueiral); 45 na Fernando Sampaio (Castelo Branco); 35 na Geraldo Magela (Orlando Dantas) e 26 na Cândida Alves (Santo Antônio).

Huse

No Huse, 1.001 pessoas foram atendidas com sintomas de doenças respiratórias em março. De asma foram dois casos, cansaço 112, oito casos de dificuldade de respirar, 108 de falta de ar, 598 pessoas com febre, 50 registrados com gripe e resfriado, um caso de rinite e outro de sinusite, sete com suspeita de tuberculose e 114 casos de pessoas com tosse. 

O F5 News solicitou também ao hospital o número de pessoas atendidas com Síndrome Respiratória Aguda Grave, mas segundo a assessoria não há esses dados disponíveis.

Monitoramento 

Além das unidades de saúdes, na capital sergipana é possível ser atendido virtualmente através do MonitorAju; via telefone pelo canal de atendimento 156 e pelo site (www.aracaju.se.gov.br), por meio de preenchimento do formulário .

De acordo com a coordenadora do MonitorAju, Cynthia Rocha, o serviço de atendimento via site continua 24h, mas a central por telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Entretanto, o monitoramento, que é um departamento à parte da Central de Ligações, funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h. “O MonitorAju pode ser acionado pela população que busca orientação sobre como proceder em caso de sintomas respiratórios, como febre, tosse, dor de garganta”, diz.
 

Edição de texto: Monica Pinto
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